Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela Abertura imediata do Concurso Individual de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2013, para Ao Sr. Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Ao Sr. Ministro da Ciência e do Ensino Superior ; Ao Sr. Primeiro-Ministro de Portugal

Nome Comentário
Ana R. Fui bolseira de doutoramento até março de 2013 e aguardo abertura do concurso de bolsa de pós-doutoramento para dar continuidade à carreira de investigadora
José B. A FCT deverá cumprir o que está programado no calendário publicado com anterioridade.
Rui L. Tenho sido muito crítico, desde a primeira hora, à redução do número de Bolsas a atribuir pela FCT no concurso geral individual, em favor das bolsas a atribuir no âmbito dos chamados "programas doutorais". Os motivos são vários e demorariam algum tempo a explicar. Mas, desde logo é claro que a transparência de processos fica substancialmente reduzida com a medida tomada por esta Direcção da FCT. E ainda me lembro de ouvir o Presidente da FCT anunciar formalmente, em reuniões com salas cheias, que o número de Bolsas a atribuir nestes próximos anos não sofreria redução. Depois veio a ideia dos "planos doutorais" (que mania que existe em Portugal de se mexer nas coisas que estão bem só para se dizer que se faz algo...). Ahhh... estava-me a esquecer que afinal este é o País onde "o que é verdade hoje, amanhã é mentira", ou não tivessemos assistido bem recentemente a uma farsa política mal ensaiada que confirma o lema que saíu do mumdo dos futebois. (E, quanto à tal farsa, talvez se deva notar que, de facto, ela não foi ainda explicada... tal como o não foi a ideia dos "planos doutorais" e a redução, por esse motivo, das Bolsas a concursar no concurso geral).
Gonçalo B. E porque não uma petição para evitar uma proposta de "requalificação"/despedimento de duvidosa constitucionalidade?
Luis P. é uma vergonha, num país do sec. XXI, estar a suceder este atentado ao desenvolvimento intelectual que a investigação científica promove.
Vítor C. É necessário para o desenvolvimento da Ciência em Portugal!
Sergio L. Sem Ciência e I&D o país cada vez mais se afundará numa dependência externa mais profunda. Só com novos conhecimentos conducentes a inovações bem sucedidas nos poderemos libertar do jugo das importações que oneram a nossa balança comercial e nos obrigam a pagar pelos produtos de que dependemos diariamente. Soluções alternativas são um imperativo e isso só é possível com o excelente trabalho dos nossos investigadores, desde que financiados devidamente para isso. Já se interrogaram porque é que os nossos cérebros no exterior são tão bem sucedidos, enquanto cá não saímos do marasmo? Será que lá fora eles têm condições para trabalhar e evoluir que aqui nos são vedadas? Pensem nisso! Além disso, os valores das nossas bolsas comparando com as bolsas em Espanha, França, UK, Alemanha e EUA são risíveis. O salário mínimo na Suíça - para quem nem uma licenciatura tem - é o dobro do que um bolseiro de post-doc por cá recebe... vergonhoso! Talvez por isso a Suiça neste momento é nº 1 no ranking dos países mais inovadores do MUNDO. Pensem nisso!
Hernani M. Triste País este que elege governantes que tão mal tratam a Ciência e a Cultura, para além do que nos roubam para dar à banca
Manuel C. O país está a ser desmantelado pouco a pouco, à bruta e sem critérios pelo que e esta situação é apenas um reflexo do que se está a passar de forma generalizada em quase todas as áreas da sociedade.
Sérgio B. Professor Universitário (UC)
Guilhermina M. Preciso de ter alguns doutorandos com bolsas para terem tempo para fazer investigação. Sem bolsa é difícil ter tempo para produzir investigação de qualidade.
Rafael T. Chulos! Só em mudanças de ministros já gastaram o dinehiro de centenas de bolsas.
Fernando M. Urgente a definição dos bolseiros, pois estamos a viver sem rede ...
Diana M. Porque ainda quero acreditar que vale a pena fazer ciência em Portugal e pelas muitas outras pessoas que acreditam e o querem fazer, este "basta" mais do que necessário é obrigatório.
Liliana D. Ainda aguardo resultados do Concurso de 2012.
Irina F. Lamentável. Só neste país!
Isabel R. Exmas. Senhoras e Senhores, Tomei conhecimento através da edição online do Jornal “Diário de Notícias” (http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3298860) de que está agendada para o próximo dia 13 de Julho a transmissão de um evento/programa que consistirá num grupo de celebridades a fazer “pegas de touros”, ou seja, a brutalizar esses mesmos animais, por puro entretenimento. A SIC tem sido até hoje a estação de televisão mais respeitadora dos animais em Portugal, mas está prestes a perder esse estatuto se realmente avançar com esta triste iniciativa. A maioria dos portugueses rejeita a tauromaquia, pois vê-a como uma paixão/actividade sádica e que não pertence aos tempos modernos. Quero acreditar que a SIC vai reconsiderar esta decisão, indo de encontro aos desejos das suas telespectadoras e dos seus telespectadores, que não querem assistir a um espectáculo bárbaro e medieval que em nada engradece uma sociedade, muito pelo contrário. Aguardando uma resposta de V. Exas. que, espero, seja positiva, despeço-me, Com os melhores cumprimentos, Nome: Isabel Maria Carrilho Ribeiro Cidade/País: Porto / Portugal E-mail: [email protected] Isabel Ribeiro
Miguel C. A situação pela qual passa a Ciência em Portugal é vergonhosa. O desrespeito pelos seus trabalhadores e as suas instituições é mais uma indicação de que não há vontade de apoiar uma das poucas áreas onde temos um bom desempenho internacional e que podia contribuir para melhorar as expectativas de futuro do País, se é que tem algum. Abrir umas bolsas de miséria com valores congelados desde há 10 anos e sem apoios sociais é pouca coisa mas é o mínimo para não renunciar a investigar em Portugal. Por isso mudem ou não vamos ao lado nenhum!
Miguel R. Eu preciso de uma bolsa porque quero fazer um doutoramento encurtado por equivalências reconhecidas e homologadas pelo Conselho Científico da Lusófona em virtude da análise curricular a que precedeu previamente. Farei os exames que me forem exigidos.
João A. A necessidade de gente nova nos laboratórios de investigação e no ensinosuperior é absolutamente premente. A continuar a actual situação, de perda e envelhecimento dos quadros, os avanços conseguidos nas ultimas duas décadas correm graves riscos de se perder. Abram os concursos!

Assinaram a petição
4 371 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição