Petição pelo Congelamento do Valor de Propina no ISCTE-IUL

Para: Estudantes do ISCTE-IUL

O Ensino Superior em Portugal atravessa um período de profunda recessão. A política de sucessivos cortes de financiamento ao Ensino, associada à crise económica internacional culminou na transferência do financiamento do Ensino do Estado para as Famílias, sendo o custo médio em Portugal de um estudante no Ensino Superior, correspondente a mais de 60% do orçamento médio das famílias Portuguesas.

A política conjuntural potenciou uma realidade de crescente abandono de estudantes das Universidades e Institutos Politécnicos Portugueses, um aumento do número de empréstimos contraídos por parte dos estudantes e um endividamento das famílias, acompanhando um orçamento para Ação Social desadequado da realidade do Ensino Superior Português.

No seguimento da comemoração do dia do Estudante, a Associação de Estudantes do ISCTE-IUL, por compreender politicamente a discussão e a condição dos estudantes que representa, alarga à comunidade estudantil do ISCTE-IUL, a subscrição de uma Proposta de Congelamento do Valor de Propina a aplicar no ano lectivo 2014-15, desvinculando o ISCTE-IUL da propina máxima aplicada em licenciatura, nas Universidades Portuguesas.

Esta petição foi criada em 24 março 2014