Acessos e sinalização insuficiente Escola Básica 2/3 D. Dinis de Odivelas

Para: Exmo. Sr. Presidente da Camara de Odivelas; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas

É evidente a lacuna de sinalização rodoviária e acessos convenientes na área circundante da escola, o que torna perigoso o acesso à escola por parte das crianças quer por via da Rua Lobito, Rua Augusto Gil ou Rua António de Freitas, estas últimas onde é também por demais evidente a ausência de acessos convenientes para peões, obrigando as crianças a circular directamente na estrada o que é manifestamente inadequado e perigoso.

Tem se verificado recorrentemente que o acesso à Escola Básica 2/3 D. Dinis se encontra em estado deplorável no que diz respeito a vegetação intensa e lixo espalhado à porta da escola o que se demonstra inaceitável numa situação normal, ainda pior quando estamos a falar no acesso a uma escola com centenas de alunos.

Quando chove, o acesso à escola fica recorrentemente inundado, dificultando o acesso das crianças ao portão de acesso à escola. É também recorrente a entrada de água nos edificios da escola.

Pelos motivos acima expostos, a APDD, no ambito da sua atuação enquanto agente mobilizador da comunidade escolar lançou uma petição e os municipes abaixo assinados solicitam que V/ Exas encetem os melhores esforços no sentido de:

1. Assegurar manutenção preventiva da vegetação e deslocação dos caixotes de lixo para fora da entrada da escola;

2. Construção de passeios para peões na totalidade da Rua António de Freitas e melhoria dos acessos a peões na Rua Augusto Gil;

3. Colocação de sinalização rodoviária adequada e colocação de lombas inibidoras de velocidade nas Ruas Augusto Gil, Rua Lobito e Rua António de Freitas, junto aos acessos da escola;

4. Estudar uma intervenção na interseção da Rua Lobito e da Rua António de Freitas, no sentido de evitar acumulação de agua no acesso ao portão da escola;

5. Estudar a viabilidade de abertura à comunidade escolar do segundo portão de acesso à escola na Rua Lima Basto.

6. Estabelecer um plano de melhoria das infraestruturas escolares, intervencionado o espaço escolar de forma a prevenir inundações nos edificios.

Certos de que a defesa dos interesses e da segurança das crianças é uma prioridade do executivo camarário, esperamos obter a melhor atenção de V/ Exas.

Acessos e sinalização insuficiente Escola Básica 2/3 D. Dinis de Odivelas, para Exmo. Sr. Presidente da Camara de Odivelas; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas foi criada por: APDD - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EB 2/3 D. DINIS.
Esta petição foi criada em 02 novembro 2023