Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não às estufas de frutos vermelhos - Não vamos deixar tornar o Algarve numa nova Almeria!

Para: João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente; Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente; Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente; Rogério Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo do ICNF; Valentina Calixto, Directora do Parque Natural da Ria Formosa; Jorge Botelho, Presidente da AMAL e da C.M. de Tavira; António Pina, Presidente da C.M. de Olhão; Luis Gomes, Presidente da C.M. de Vila Real de Santo António; Vitor Aleixo, Presidente da C.M. de Loulé; Osvaldo Gonçalves, Presidente da C.M, de Alcoutim; Vitor Guerreiro, Presidente da C.M. de S. Brás de Alportel

O Algarve, e até o Parque Natural da Ria Formosa, estão a ser invadidos por estufas, com projetos a serem instalados ao longo de largas centenas de hectares.

Exigimos que parem com esta proliferação de estufas no Algarve!

Peticionamos para parar imediatamente a instalação destas estufas de plástico, desmantelar as já existentes e classificar todo o Sotavento Algarvio como zona de interesse paisagístico no âmbito da paisagem da Dieta Mediterrânica, fazendo valer o estatuto de Parque Natural, zona turística importante e património imaterial da UNESCO (Tavira é a representante Portuguesa para a Dieta Mediterrânica desde 2013 e também um dos concelhos no Sotavento Algarvio com maior área de estufas).

Queremos parar esta proliferação porque já está a afectar gravemente o ecossistema do Parque Natural da Ria Formosa, com um impacto dramático na redução das populações de cavalos marinhos, ostras, ameijoas, peixes, etc. devido às descargas de efluentes químicos sem tratamento, sem sequer ter contribuido para o emprego local, pois cerca de 80% dos efetivos das estufas no concelho de Tavira são não-Europeus, nem para a economia local, pois quase todos estes frutos vermelhos são directamente exportados e vendidos pela maior multinacional mundial do sector, a Driscolls.

Apesar das estufas serem supostamente de baixo impacto, a nossa paisagem Mediterrânica está a ser seriamente afectada e descaracterizada, e é muito urgente parar com esta plastificação do Algarve.

Por tudo isto, peticionamos as autoridades competentes em Portugal, tanto da administração local como central, bem como a APA e o Parque Natural da Ria Formosa e o ICNF a pararem imediatamente com a criação de novas estufas para a produção de frutos vermelhos e a desmantelarem rapidamente as estufas já existentes.

PS: Vejam nos vídeos um que mostra como Tavira se está a tornar uma nova Almeria.


Qual a sua opinião?

Não às estufas de frutos vermelhos - Não vamos deixar tornar o Algarve numa nova Almeria!, para João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente; Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente; Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente; Rogério Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo do ICNF; Valentina Calixto, Directora do Parque Natural da Ria Formosa; Jorge Botelho, Presidente da AMAL e da C.M. de Tavira; António Pina, Presidente da C.M. de Olhão; Luis Gomes, Presidente da C.M. de Vila Real de Santo António; Vitor Aleixo, Presidente da C.M. de Loulé; Osvaldo Gonçalves, Presidente da C.M, de Alcoutim; Vitor Guerreiro, Presidente da C.M. de S. Brás de Alportel foi criada por: Cidadãos Algarvios.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
720 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.