Para: Dadores de sangue, SNS, Portugal, Cidadania, Utentes SNS, Associações Dadores de Sangue, Federações de Dadores de Sangue

A FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue. A FEPODABES representa 82 associações de dadores, envolvendo cerca de 40 mil dadores a nível nacional.

Os dadores são indispensáveis para dar resposta às necessidades de sangue do sistema de saúde. São necessárias cerca de 1000 unidades de sangue todos os dias, sendo necessária a mobilização de toda a sociedade para a dádiva.
Ora, a esmagadora maioria da recolha de sangue efetuada nos hospitais, bem como a generalidade das ações realizadas pelo Instituto Português do Sangue da Transplantação é efetuada em horário laboral, impossibilitando que muitos cidadãos possam fazer a sua dádiva. Existe aqui uma incoerência incompreensível, pois Estatuto do Dador de Sangue (aprovado pela própria Assembleia da República através da Lei nº 37/2012, de 27 de agosto) refere o dever cívico de todo o cidadão saudável contribuir para a satisfação das necessidades de sangue da comunidade, bem como considera-se o dador convocado para nova doação desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.

Não se compreende, assim, o total alheamento dos partidos e decisores políticos face à resolução dos problemas que afetam os dadores de sangue. Nesse sentido, a FEPODABES entende a necessidade urgente de alterar o Estatuto do Dador de Sangue, com vista à reposição do direito aos dadores de sangue de se ausentarem das suas atividades profissionais para doar sangue ( direito ao dia , retirado em 2011)
Esta é uma medida absolutamente necessária para aumentar o número de dadores regulares, diariamente e diminuindo assim as carências de sangue a nível nacional, carências essas que ocorrem com demasiada frequência, como é aliás público e notório. É também uma forma de, com uma decisão política concreta e objetiva, passar das palavras aos atos valorizar e reconhecer o verdadeiramente o papel dos dadores benévolos de sangue .

Pelo direito dos Dadores de Sangue se ausentarem da sua atividade profissional no dia da sua dadiva de sangue , para Dadores de sangue, SNS, Portugal, Cidadania, Utentes SNS, Associações Dadores de Sangue, Federações de Dadores de Sangue foi criada por: Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.
Esta petição foi criada em 04 dezembro 2023
1 413 Pessoas