Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra a demolição da Casa do Adro - Ferreira do Zêzere

Para: Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

A casa do Adro, que vem descrita no roteiro turístico da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e que esta se prepara para demolir, foi construída no séc. XVIII pelos irmãos Ribeiro da Mota, inquisidores em Goa e colaboradores de confiança do Marquês de Pombal; e, desde então, esta Casa e as muitas gerações dessa família que nela durante moraram, não deixaram de intervir por forma significativa na vida social e cultural da Vila.

Além do seu valor artístico, infelizmente já bastante mutilado pelo desbarato do seu recheio e pelas intervenções infelizes nos espaços da envolvente da Casa perpetrados pela Autarquia, que resultaram na destruição dos jardins originais que tinham árvores e buchos com mais de cem anos, tem esta Casa, portanto, um valor histórico - de testemunho da tão apregoada "História Local", que cada vez mais se proclama ser importante defender e preservar.

É a todos os títulos lamentável que a autarquia decida pura e simplesmente destruir este património, que, importa referir, inclui um notável conjunto de azulejos no seu interior, alguns contemporâneos da sua fundação, que guarnecem as paredes de todas as salas. Igualmente de grande valor e em risco de destruição está o oratório/capela, também do séc. XVIII.

O projeto autorizado pela CMFZ (à revelia da opinião pública) vai destruir toda a fachada, frente e traseira, a entrada toda em pedra, a sua escadaria lindíssima e pátio interior empedrado, os tetos, e o referido e fantástico conjunto de azulejos que forram a maioria das salas, tudo elementos essenciais e de época, e caso único daquele período histórico, naquela região.

A demolição da Casa do Adro tem de ser travada já, e deve ser iniciado um processo de consulta pública sério e efetivo.

Assine esta petição se é contra a decisão da Autarquia de Ferreira do Zêzere, que decidiu desresponsabilizar-se da salvaguarda deste nosso património e, antes pelo contrário, agiu no sentido da sua destruição ao ceder uma concessão sem custos a uma empresa local que agora se prepara para demolir a Casa, e sobre as suas fundações construir um projeto hoteleiro de mau gosto e que descaracteriza a Vila de Ferreira do Zêzere.
  1. Actualização #3 Obras na Casa do Adro foram suspensas!

    Criado em 14 de outubro de 2013

    Na passada sexta-feira realizou-se a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de FZ. O Ponto 5 da ordem de trabalhos referia-se meramente à alteração da capacidade dos lugares sentados no restaurante - parte integrante do projeto hoteleiro para a Casa do Adro. No entanto, a Sessão foi muito (historicamente) participada porque compareceram muitos cidadãos, alguns dos quais usaram do seu direito e fizeram uma exposição a favor da salvaguarda da Casa do Adro. As intervenções e respetivos documentos entregues à mesa da Assembleia ficaram registados em Ata. Após as intervenções, o Sr. Presidente da Câmara afirmou que concorda com as pretensões da salvaguarda do património (especificamente os vários elementos que foram enumerados e descritos em detalhe), e fez saber que as obras estão suspensas!!! Continuemos portanto a divulgar a petição e a recolher mais assinaturas, a juntar mais pessoas ao grupo no Facebook e a recolher mais testemunhos e sugestões, pois todo este trabalho surtiu efeito e há que manter a força e a pressão desta causa! O projeto do Hotel é para avançar mas haverá agora uma reunião com os autores do projeto de arquitetura. Estarão em discussão nessa reunião as sugestões/propostas de alteração arquitetónicas, para se garantir a salvaguarda de 3 fachadas, a varanda, as duas escadarias e o jardim. Também os azulejos do interior deverão ficar a salvo onde estão, ou cuidadosamente retirados e recolocados noutras paredes. Esperemos que a Casa do Adro venha agora a ser um "Hotel de Charme" onde se preservam os valores pelos quais nos batemos, e não uma aberração arquitetónica. Outra nota: está em discussão pública o Plano de Urbanização de Ferreira do Zêzere (PUFZ). Este é o grande plano da CMFZ que enquadra a conversão da Casa do Adro numa unidade hoteleira. Importa referir que este PUFZ foi apresentado na CCDRLVT e recolheu um parecer favorável de várias entidades, entre elas o Turismo de Portugal, IP, e da DGPC - Direção Geral do Património Cultural. Não nos parece que estas duas entidades tenham tido conhecimento dos detalhes do projeto da Casa do Adro pois caso contrário seria de esperar que emitissem alguma condicionante no parecer. Estas instituições serão agora notificadas quanto ao projeto em causa e os seus últimos desenvolvimentos. A título de curiosidade, toda a documentação do PUFZ - peças escritas e desenhadas - está disponível para consulta na CMFZ e no respetivo website institucional. Recomendamos a quem é de Ferreira do Zêzere ou tem apreço por esta terra que dê uma olhadela nestes documentos, não vá ser surpreendido por mais algum projeto a necessitar de uma petição!

  2. Actualização #2 Sessão da Assembleia Municipal de FZ Adiada!

    Criado em 28 de setembro de 2013

    A Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere que deveria ter tido lugar ontem, nos Paços do Concelho, foi adiada para 11 de outubro, por falta de quórum!... Assim, a programada discussão e votação da proposta de alteração do contrato de cessão da exploração da Casa do Adro, ficou adiada e não sabemos se isto é benéfico ou prejudicial para a nossa causa (até porque de momento, desconhecemos o conteúdo dessa proposta). Apelamos a quem se puder dirigir em pessoa, na segunda-feira, para junto da casa do Adro ou à própria CMFZ, o faça, no sentido de apelar à suspensão dos trabalhos, saber o que a CMFZ está a fazer com todos os apelos que lhe têm chegado e que respostas tem para dar, qual o conteúdo desta proposta de alteração ao contrato de cessão, e ainda, se possível, tentar falar pessoalmente com algum responsável, chamando-o à atenção do nosso movimento que está a crescer! Alguns jornais regionais estão já a noticiar a nossa petição e, os Diários de Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu vão mesmo publicar uma notícia no domingo e segunda-feira! Mas precisamos agora de chegar aos jornais de distribuição nacionais!!! Se alguém souber como chegar/influenciar as respetivas redações, por favor entre em contacto!

  3. Actualização #1 Sessão Pública da Assembleia Municipal de FZ

    Criado em 27 de setembro de 2013

    Atenção! Realiza-se hoje (dia 27), pelas 21h00, no Edifício dos Paços do Concelho, a 4ª Sessão Ordinária (Pública!) da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere. O ponto 5 da Ordem dos Trabalhos é a "Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal de alteração ao contrato de cessão do direito de uso da "Casa do Adro". Quem puder comparecer e relatar/intervir em favor da nossa petição, será muito bem-vindo!!!




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 setembro 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 720 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.