PECUÁRIA AMEAÇA ALDEIA DA BEIRA ALTA

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel; Ex.ma Senhora Directora Regional da DRAP Centro - Castelo Branco

Os abaixo-assinados estão contra a instalação/construção de uma suinicultura a montante da povoação de Santa Eufémia apenas a 1500 m de distância, numa zona agrícola denominada “Laje das Cruzes”/”Lameira de Cima”. Esta unidade pecuária, com capacidade para 3000 suínos, exige o consumo de grandes quantidades de água, o que poderá provocar a diminuição drástica dos lençóis freáticos existentes que alimentam inúmeros poços e nascentes, bem como linhas de água, recursos estes que são utilizados com regularidade pela população da aldeia, nomeadamente para abeberamento de animais, rega de hortas, pomares e outras culturas. A instalação desta actividade pecuária, irá provocar um enorme volume de efluentes de difícil tratamento, cujo destino mais certo será a disseminação pelos campos, com a consequente poluição dos recursos hídricos e dos solos, através da libertação de grandes quantidades de azoto amoniacal e nitratos, que afectarão ainda de forma negativa os seres vivos e os seus ecossistemas. Salienta-se ainda a degradação da qualidade do ar, com a disseminação de cheiros nauseabundos e libertação de grandes quantidades de gases nocivos para a atmosfera, nomeadamente metano e dióxido de carbono, afectando gravemente a saúde pública e a qualidade de vida de toda a população.
Assim e pelo acima exposto, os signatários desta petição dizem NÃO à instalação desta actividade pecuária (suinicultura) nas proximidades da aldeia de Santa Eufémia.

PECUÁRIA AMEAÇA ALDEIA DA BEIRA ALTA, para Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel; Ex.ma Senhora Directora Regional da DRAP Centro - Castelo Branco foi criada por: Grupo de Moradores de Santa Eufémia (Pinhel).
Esta petição foi criada em 18 setembro 2018