Contra a destruição da zona verde na Rua dos Vidoeiros - Costa da Guia -Cascais

Para: Ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais

O grupo de moradores da Costa da Guia, organizado sob o nome SOS Costa da Guia, opõe-se por todos os meios legais à construção (de uma sinagoga ou de qualquer outro edifício) na zona verde, sita na Rua dos Vidoeiros, Cascais.

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) – contra a vontade histórica dos moradores da Costa da Guia – formalizou no dia 18.05.2017 a cedência de uma área de 5.000 m2 na zona verde à Associação Chabad Portugal para construção de uma sinagoga e de serviços de apoio.

Os moradores da Costa da Guia contestaram com veemência todas as anteriores tentativas de construção nesta zona, por não quererem ver a área verde significativamente amputada.
A Câmara de Cascais, embora conhecedora dos desejos dos moradores, decidiu ignorá-los e ceder o terreno por 50 anos por um valor de € 744,00 mensais, montante que, se tivesse sido proposto aos moradores, seguramente que estes poderiam pagar, atento o valor irrisório, garantindo que a área se manteria ajardinada e utilizada livremente por todos.

A construção da sinagoga e dos serviços de apoio implicará necessariamente uma redução substancial da área verde e retirará ao jardim e ao parque infantil luz e espaço natural – que consideramos essencial manter, melhorar e alargar em prol da qualidade de vida dos moradores e utilizadores deste espaço de excelência.

Acresce que o elevado número de crianças residentes e frequentadoras do parque infantil é muito elevado e que se colocam igualmente sérias questões de segurança, de impedimento à livre circulação de pessoas e viaturas bem como de ruído (com as nefastas consequências em termos de estacionamento e tranquilidade do bairro), o que torna em absoluto o local inadequado aos fins para os quais foi agora cedido pela CMC.

São estas as fundadas preocupações que levam à subscrição do presente abaixo-assinado.

SOS COSTA DA GUIA

Contra a destruição da zona verde na Rua dos Vidoeiros - Costa da Guia -Cascais, para Ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais foi criada por: SOS Costa da Guia.
Esta petição foi criada em 29 junho 2017