Abaixo-assinado CONTRA a "poda selvagem" de árvores na Av. Guerra Junqueiro (Lisboa)

Para: Assembleia de Freguesia do Areeiro

Os subscritores deste Abaixo-Assinado exprimem assim a sua indignação perante a poda selvagem que destruiu a maioria das árvores de uma das avenidas comerciais mais frondosas da cidade.

Os lisboetas, moradores, comerciantes e defensores de uma Cidade Verde, em geral, protestam contra:
...a falta de Participação Cidadã na intervenção na avenida. Os moradores não puderam assim participar de um processo que os afecta directamente, nem proporem soluções, nem impedirem os exageros que - manifestamente - vieram a acontecer.
...contra o abate de 22 dos mais de 50 freixos deste logradouro, árvores saudáveis, com o pretexto de assim se impedir a "queda de ramos" sobre transeuntes e veículos. O mesmo objectivo poderia ser alcançado com uma poda menos radical.
...a falta de acompanhamento da Junta sobre esta "poda selvagem": a concentração de árvores onde - nas palavras do próprio presidente de junta "a poda foi longe demais" significa que a empresa que trabalhou no espaço começou a intervenção sem o devido acompanhamento autárquico: “aí espalharam-se um bocadinho, mas depois pusemos as coisas a ser bem feitas”).
...com esta "poda selvagem" e radical alterou-se completamente a imagem visual (com mais de 60 anos) e por muitos anos, a imagem de uma das mais comerciais avenidas lisboetas.
...a "poda selvagem" foi feita na altura errada do ano e a sua radicalidade vai expor os freixos a doenças, dificultar a cicatrização dos troncos e colocar em risco a sobrevivência futura das metade restantes de árvores que a Junta não tencionava abater.

Por estas razões e pela falta de Participação Cidadã neste processo de "poda selvagem" dos freixos da Avenida Guerra Junqueiro:

Se CONCORDA, assine e divulgue
(vamos entregar a petição na Assembleia de Freguesia do Areeiro de Junho)
  1. Actualização #5 Os freixos podados na Pç de Londres estão melhor

Criado em segunda-feira, 25 de Maio de 2015

Aparentemente, o tratamento (poda) dada aos freixos da Praça de Londres, com a mesma idade, tipologia e problemas, foi muito mais suave e moderado que o radicalismo que se observa nas primeiras árvores da Guerra Junqueiro. Queremos crer que este bom senso - assim aparentemente demonstrado - é um produto deste abaixo assinado.

2. Actualização #4 As "Podas" hoje estão na Praça de Londres

Criado em quinta-feira, 14 de Maio de 2015

Uma empresa não identificada, com técnicos da autarquia sem identificação, mas com forte escolta policial começaram hoje, num dia de semana, em hora laboral, pelas 7 da manhã a operação de "poda" dos freixos desta emblemática praça lisboeta.

3. Actualização #3 Cartazes arrancados

Criado em quinta-feira, 14 de Maio de 2015

Alguém arrancou hoje, praticamente todos os cartazes colados por moradores e pelo MaisLisboa na Avenida Guerra Junqueiro que apelavam à subscrição deste Abaixo-assinado. Paradoxalmente, no mesmo local onde estão (e permaneceram toda a noite) dois polícias municipais.

4. Actualização #2 Cartazes apelando à subscrição do Abaixo-assinado

Criado em terça-feira, 12 de Maio de 2015

Foram hoje colocados em vários locais da Praça de Londres e da Avenida Guerra Junqueiro

5. Actualização #1 Atenção! Mais "podas" de freixos dia 14 e 15 !

Criado em segunda-feira, 11 de Maio de 2015

Atenção ! Depois da desastrosa "intervenção" da Junta de Freguesia do Areeiro, desta feita serão os freixos da Praça de Londres que a 14 e 15 deste mês serão "podados". A seguir - com preocupação - dadas as consequências da última intervenção que haveriam de levar à criação deste Abaixo Assinado

Esta petição foi criada em 09 Maio 2015