Pelo bem do Desporto e Solidariedade Nacional - ACDKG

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara do Concelho de Almada

ABAIXO ASSINADO

A Associação Cultural e Desportiva ACDKG é fruto do sonho do seu fundador, a pensar numa comunidade tão heterogénea como a de Almada, tendo em vista o acesso ao desporto, a acções sociais, culturais e de lazer, independentemente das diferenças sociais, de idade ou raça. Promovendo, um estilo de vida saudável, aumentando os níveis de autoestima, estimulando as relações interpessoais e o convívio transgeracional e combatendo, simultaneamente, a exclusão e o isolamento social.

Do sonho à realidade, o trabalho tem sido árduo: Começámos pela recuperação do muito debilitado edifício “Clube Recreativo da Ramalha” que era um depósito de lixo e palco para consumo de drogas. Assumimos o custo total das obras e ajudámos na recuperação de uma área metropolitana densamente povoada pelo que, merecemos desde logo o reconhecimento dos moradores.

O pós-reconstrução, tem sido um desafio, face ao descrédito da anterior instituição ali sediada designadamente por ser responsável pela total degradação daquele espaço. Procuramos diariamente dar a conhecer à comunidade a reabilitação operada do ponto de vista da reconstrução do edifício, e do trabalho associativo que se pretende desenvolver de âmbito desportivo, cultural e recreativo, direcionado para a comunidade em geral, envolvendo crianças, jovens, adultos e seniores.

Temos aulas regulares de Krav Maga, (a única luta reconhecida mundialmente como sistema de defesa pessoal), cursos de Instrutores, aulas das artes marciais “Muay Thai” e “Ninjutsu”, workshops gratuitos de Técnicas de Defesa Pessoal, aulas de dança e workshops. Desenvolvemos açoes gratuitas de suporte Básico de Vida, saúde, nutrição e bem-estar e rastreio de diabetes e pressão arterial, organizamos campanhas para angariação de alimentos, roupa e brinquedos, entre outros.

Dado, nesta fase, estar a decorrer o processo de regularização da sede Associação, no denominado edifício “Clube Recreativo da Ramalha” os elementos da Associação e da Comunidade, vêm requerer à Câmara Municipal de Almada, que se manifeste tão breve quanto possível, sobre a regular situação da ACDKG, no edifício em causa, dando início ao processo contratual entre essa Camara e a ACDKG, por forma a que se assegure a continuidade do trabalho desenvolvido junto da comunidade Almadense, pondo fim à instabilidade que esta questão tem gerado junto de atletas, familiares e instrutores e junto da própria Direção que se vê limitada na tomada de decisões sobre projectos para o presente e futuro.
Almada, 1 de Outubro de 2018