Pelo fim da Garraiada na Escola Superior Agrária de Viseu

Para: Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu, Associação de Estudantes Escola Superior Agrária de Viseu, Presidência da Escola Superior Agrária de Viseu, Presidência do Instituto Politécnico de Viseu, Federação Académica de Viseu, Câmara Municipal de Viseu.

Exmo. Sr.

Tendo este grupo conhecimento da Garraiada que vem sendo anualmente organizado na vossa instituição, vimos por este meio pedir-vos que considerem suprimi-la ou substituí-la por outra actividade que não seja lesiva do bem-estar dos animais.

Temos consciência que um tal evento, não sendo tão lesivo como outros (touradas, circos) do referido bem-estar, submete ainda assim os animais em causa a níveis de stress desnecessários, podendo mesmo promover a percepção da objectificação de seres vivos que partilham connosco a condição existencial, criaturas diante das quais deveríamos ter uma atitude responsável, mais do que a de nos considerarmos donos dos seus destinos, temos que nos lembrar também de que a partir do dia 1 de Maio de 2017 os animais passam a ter outro estatuto no Código Civil, passando a ser animais sensoriais, o que dá mais força para consciencialização do problema.

Assim, independentemente do sucesso que tais eventos possam ainda ter (têm-nos sido dito que nem isso, neste caso) cremos que a vossa instituição e a respectiva imagem pública, até da cidade de Viseu, só teriam a ganhar com a abolição de um tal entretenimento, de resto substituível – e já substituída, em muitos casos - por actividades lúdicas com mais interesse e até espectacularidade, usando simulacros (fantasias envergadas por humanos ou engenhocas preparadas para o fim) que decerto não tornariam o evento menos apreciado, até pelo potencial humorístico que encerram.

Estamos certos que a utilização de animais para fins lúdicos se compagina mal com alguns cursos ministrados pela vossa instituição, que respeitamos, nomeadamente o curso de veterinária e também cujos profissionais decerto contribuem de forma inestimável para o bem-estar animal, sabemos também que têm protocolos e parcerias com diversas clínicas, hospitais veterinários e associações de defesa animal, pelo que aguardamos com expectativa e alguma esperança a vossa resposta.

Cordiais saudações,

Os signatários.