Futuro Aeroporto Sacadura Cabral no Montijo

Para: A todos os cidadãos de Portugal

O futuro Aeroporto do Montijo, situado na atual Base Aérea Nº 6 da Força Aérea Portuguesa, do ponto de vista histórico terá toda a lógica chamar-se de Aeroporto Sacadura Cabral, pois aquando do tempo da Aviação Naval (1917-1952) que aqui operava, chamava-se a nível oficial Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral. O planeamento e as suas obras foram conduzidas pela nossa Marinha desde os anos 30, que culminaram na sua inauguração e batismo com o nome deste intrépido aviador naval.
O Centro de Aviação Naval (CAN) de Lisboa, foi criado em 1917 como base para hidroaviões e foi instalado na Doca do Bom Sucesso em Belém, tornando-se assim na primeira base operacional da Aviação Marítima. Em 1952 foi transferido para as novas instalações no Montijo que dispunham, além de estruturas e rampas para hidroaviões e aeronaves anfíbias, de uma pista terrestre, passando a chamar-se oficialmente de Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral.
O aviador naval Artur de Sacadura Freire Cabral, na companhia do seu importante navegador e amigo Gago Coutinho, ambos oficiais da nossa Armada, terminaram com sucesso pela primeira vez, a Travessia Aérea do Atlântico Sul num "frágil" hidroavião biplano Fairey IIID "Santa Crvz" com a matrícula nr. 17 em 1922, totalizando 8.383 kms que separam Portugal do Brasil. Sacadura Cabral perdeu infelizmente a vida aos comandos de um hidroavião monoplano Fokker T.III-W, algures no Mar do Norte em 1924, quando regressava a Portugal. Curiosamente datado de Novembro de 1919, existe um estudo em que Sacadura Cabral propõe já a utilização polivalente do Montijo como aeroporto, base de hidroaviões e base aérea quando sugeriu a transferência do CAN de Lisboa da Doca do Bom Sucesso em Belém para o Montijo.
Nada mais a propósito, pois na Base Aérea Nº 6, encontra-se sediada a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM) e neste ano de 2017, em 28 de Setembro, faz 100 anos da criação da nossa gloriosa Aviação Naval.
Assim, perante os factos históricos, seria de boa justiça dar novamente o seu nome inicial de Sacadura Cabral ao futuro Aeroporto do Montijo.

Nota MUITO importante: se a petição não for partilhada frequentemente por todos os cidadãos nas redes sociais, não chegará às 4000 assinaturas necessárias para ser apreciada em Assembleia da República (AR)... e assim toda a iniciativa ficará pelo caminho... Só números verdadeiros de BI/Cartão de Cidadão serão validados pela AR. O meu muito obrigado aos signatários.

4.244 Pessoas