Por um circo livre de animais em Portugal

Para: Presidente da Assembleia da República, Deputadas e Deputados à Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmas. Senhoras Deputadas,
Exmos. Senhores Deputados,

Excelências,

Dirijo-me a V. Exas. com uma preocupação, que sei que é partilhada por muitas pessoas em redor do mundo e que é a existência de circos com animais. São cada vez mais os países, regiões e até municípios que estão a impedir legalmente que os circos tenham animais. Isto acontece não só pela crescente contestação social a este respeito, mas também porque cada vez se sabe mais acerca das características naturais dos animais e do quão antinatural e perverso é mantê-los em exibições circenses e similares. Portugal legislou em 2009 a este respeito, mas, infelizmente, os resultados práticos para os animais foram muito parcos.

O circo é considerado "o maior espectáculo do mundo" e eu estou de acordo. Defendo que é uma arte que deve ser apoiada, e que, sendo uma demonstração cultural muitíssimo rica e importante, merece todo o nosso respeito. Contudo, defendo também que o circo deve pertencer aos humanos, às performances das/os artistas humanos, não utilizando animais nos seus números. Considero que é tempo de evoluirmos e de deixarmos de usar animais como forma de entretenimento, pervertendo toda a sua natureza e, consequentemente, fazendo de nós uma sociedade menos civilizada e atrasada no tempo.

Como acredito que V. Exas. quererão para Portugal o mesmo que eu desejo; um país mais justo, mais civilizado e que esteja na linha do que se está a fazer em outros países em prol da defesa e do respeito pela vida animal, peço a V. melhor atenção para este meu pedido. Compreendo a complexidade do tema, mas sei que é possível - assim haja vontade política, porque social já há - construir uma solução que termine com a utilização de animais por parte dos circos e que seja também proveitosa para a indústria circense.

Por um circo mais humano, livre de animais não-humanos, e, por uma sociedade mais civilizada,
Despeço-me,

Muito respeitosamente,
De. V. Exas.,

Por um circo livre de animais em Portugal, para Presidente da Assembleia da República, Deputadas e Deputados à Assembleia da República foi criada por: ANIMAL.
Esta petição foi criada em 28 Dezembro 2016
22.200 Pessoas