Metro em Campo de Ourique

Para: Conselho de Administração dos Transportes de Lisboa

A presente petição, promovida pela AMCO (Associação de Moradores de Campo de Ourique) tem por objetivo pedir à empresa Transportes de Lisboa, à Câmara Municipal de Lisboa e ao Governo que, no âmbito da expansão da rede do metropolitano de Lisboa recentemente anunciada, a rede de METROPOLITANO CHEGUE À FREGUESIA DE CAMPO DE OURIQUE

Fundamentos
Na notícia divulgada a 3.10.2016 no jornal o Público, o Presidente da empresa Transportes de Lisboa, Tiago Farias, refere que a expansão do Metro de Lisboa, deverá passar pela ligação entre o Rato (linha amarela) e o Cais do Sodré (linha verde), integrando novas estações na Estrela (linha amarela) e Santos (linha verde). Esta opção faz parte de um cenário de várias opções desenhadas pela administração dos Transportes de Lisboa, ficando a decisão final na mão do Executivo, para quem a expansão do Metropolitano é uma prioridade. Entre as várias opções apresentadas pela Administração incluía-se ainda uma avaliação da expansão da linha vermelha até Campo de Ourique.

A Petição
A AMCO (Associação de Moradores de Campo de Ourique) vem pela presente petição pedir à empresa Transportes de Lisboa, à Camara Municipal de Lisboa e ao Governo que, cada um dentro das competências de que nesta matéria dispõem, pratiquem os atos necessários para assegurar que a Freguesia De Campo de Ourique seja incluída neste novo alargamento.

Campo de Ourique é uma freguesia localizada no centro de Lisboa que não é servida pelo Metro.
A freguesia de Campo de Ourique tem cerca de 22 120 residentes, segundo os censos de 2011, publicados pelo INE.
Campo de Ourique tem uma população flutuante crescente associada (i) aos estabelecimentos de ensino de sucesso, público e particular, existentes na sua área (citam-se, só para referir algumas, a Escola Manuel da Maia, a Escola Josefa de Óbidos, o Colégio dos Salesianos e a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa), (ii) à forte dinâmica da atividade comercial existente (designadamente, o seu mercado e as inúmeras lojas e restaurantes), (iii) à crescente dinamização cultural e, ainda, (iv) ao turismo, que muito tem crescido na cidade de Lisboa e para que este Bairro muito contribui (é hoje publicitado em inúmeras publicações com impacto na sua divulgação).
A freguesia de Campo de Ourique alberga, para além disso, um dos mais importantes centros comerciais e de escritórios da cidade, as Torres das Amoreiras) sendo o número de pessoas que aí trabalha ou que visita o seu Centro Comercial de vários milhares.
Fruto da recuperação urbana que se iniciou há uns anos, da instalação de lojas, restaurantes e outros equipamentos, Campo de Ourique é uma freguesia e um bairro que tem conhecido um progressivo aumento do tráfego e enfrenta públicas e notórias dificuldades de estacionamento.
Este aumento do tráfego acarreta, por sua vez, uma maior poluição atmosférica, com consequências negativas para a saúde de quem reside na freguesia ou a ela se desloca, em especial para as crianças e população mais idosa.
Os signatários desta petição estão convictos que a utilização do Metro, para quem sai e entra em Campo de Ourique é a opção e o caminho do futuro. Pelas suas características físicas e urbanísticas, Campo de Ourique é uma freguesia que enfrenta limitações de transporte conhecidas que nao acompanharam a sua dinâmica crescimento.
O caminho de futuro só pode ser adequadamente trilhado com a extensão da linha de Metro até Campo de Ourique, com uma estação numa zona preferencialmente central da freguesia.
Deixamos assim o nosso pedido e apelo: QUE A LINHA DE METROPLOLITANO SIRVA E CHEGUE À FREGUESIA DE CAMPO DE OURIQUE, uma evidente centralidade da cidade de Lisboa.

Metro em Campo de Ourique, para Conselho de Administração dos Transportes de Lisboa foi criada por: AMCO - Associação de Moradores de Campo de Ourique.
Esta petição foi criada em 24 outubro 2016