Direito à reabilitação oral dos doentes tratados com Cancro de Cabeça e Pescoço de forma gratuita no SNS

Para: Exmo Senhor Presdiente da Assembleia da República

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,
como Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, vimos por este meio solicitar a sua intervenção no sentido de ser permitida a reabilitação oral aos doentes tratados com cancro de cabeça e pescoço de forma gratuita no SNS.
Para poder entender a razão deste nosso pedido, passo a explicar: estes doentes antes de iniciarem os seus tratamentos de Radioterapia, Quimioterapia, ou até mesmo Cirurgia, necessitam de extrair várias peças dentárias, em alguns casos a sua totalidade. O que leva a que os doentes possam apenas alimentar-se com dieta liquida e pastosa. Após terminarem os seus tratamentos, e estarem em remissão completa, a maioria não dispõe de condições económicas para poder fazer a sua reabilitação oral com próteses ou implantes, e ficam curados mas sem a possibilidade de se voltarem a alimentar como dantes por se verem forçados a manter a dieta liquida. Isto faz com que estes doentes tenham muita dificuldade de sociabilizar, de voltar ao mercado de trabalho e até mesmo de se voltarem a sentir inseridos na sociedade.
Uma vez que falamos de cerca de 2500 casos diagnosticados por ano em Portugal, e que possivelmente só cerca de 50% dos doentes poderiam ser candidatos a este procedimento, julgamos não ser demasiado oneroso para o SNS permitir fazê-lo de forma gratuita por profissionais experientes e que fazem parte das equipas multi-disciplinares dos centros de referência que tratam esta patologia.
Certos de que este assunto merecerá de Sua Excelência a melhor atenção, deixamos aqui esta petição para que se possa discutir este assunto, ficando desde já ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que entender necessário.

Esta petição foi criada em 24 Julho 2016
1.338 Pessoas