Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Direito à reabilitação oral dos doentes tratados com Cancro de Cabeça e Pescoço de forma gratuita no SNS

Para: Exmo Senhor Presdiente da Assembleia da República

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,
como Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, vimos por este meio solicitar a sua intervenção no sentido de ser permitida a reabilitação oral aos doentes tratados com cancro de cabeça e pescoço de forma gratuita no SNS.
Para poder entender a razão deste nosso pedido, passo a explicar: estes doentes antes de iniciarem os seus tratamentos de Radioterapia, Quimioterapia, ou até mesmo Cirurgia, necessitam de extrair várias peças dentárias, em alguns casos a sua totalidade. O que leva a que os doentes possam apenas alimentar-se com dieta liquida e pastosa. Após terminarem os seus tratamentos, e estarem em remissão completa, a maioria não dispõe de condições económicas para poder fazer a sua reabilitação oral com próteses ou implantes, e ficam curados mas sem a possibilidade de se voltarem a alimentar como dantes por se verem forçados a manter a dieta liquida. Isto faz com que estes doentes tenham muita dificuldade de sociabilizar, de voltar ao mercado de trabalho e até mesmo de se voltarem a sentir inseridos na sociedade.
Uma vez que falamos de cerca de 2500 casos diagnosticados por ano em Portugal, e que possivelmente só cerca de 50% dos doentes poderiam ser candidatos a este procedimento, julgamos não ser demasiado oneroso para o SNS permitir fazê-lo de forma gratuita por profissionais experientes e que fazem parte das equipas multi-disciplinares dos centros de referência que tratam esta patologia.
Certos de que este assunto merecerá de Sua Excelência a melhor atenção, deixamos aqui esta petição para que se possa discutir este assunto, ficando desde já ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que entender necessário.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.337 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.