Obrigatoriedade da emissão de LOP com testes de ADN

Para: Assembleia da República

Exmos. Srs.

Venho por este meio, pedir o vosso contributo para terminar, com as alegadas falsificações de ninhadas e com isto contribuir para a diminuição de abandonos de cães em Portugal.

O que é a falsificação de LOP ( Pedigree ) ? O que é o LOP ?

O LOP é como a abreviatura indica, o Livro de Origem Português, onde está registada toda a ascendência dos cães de raça. Desde os pais aos bisavós. Ou seja o L.O.P. é uma arvore genealógica do cão.

O que é a falsificação de LOP, é sem mais nem menos, emitir um registo de ninhada com pais que por exemplo já morreram e continuam a criar. Como ? Pelo facto de que nunca ter sido dada a sua baixa, continuando, para todos os efeitos, vivos...como sucede? Pela falta de fiscalização pelas identidades competentes para esse mesmo efeito. Muitos chegam a ter uma ninhada, compram outros cães da mesma raça a criadeiros juntam os cães, pedem a emissão de LOP e mesmo não sendo da ninhada recebem o dito LOP.

No entanto com a introdução do teste de ADN, estas irregularidades iriam acabar, e a canicultura seria mais digna, de mais confiança, para as pessoas que adquirem um animal a um criador, e acima de tudo iria criar uma base de dados, que ao longo dos anos, poderia vir a substituir o chip.

O Teste de ADN, poderá , e deverá ser, efetuado numa universidade de medicina veterinária do estado, em que o dinheiro desses mesmos testes reverterá para as universidade públicas, e para a investigação veterinária.

Relembro que com a introdução do ADN no LOP, a liberdade de escolha de quem quer adquirir um cão de raça fica assegurada, ou seja, cada um pode escolher se quer um cão de um criador que usa e abusa dos cruzamentos consanguíneos ou se prefere um criador que não o faz.

Obrigatoriedade da emissão de LOP com testes de ADN, para Assembleia da República foi criada por: Animais.
Esta petição foi criada em 28 junho 2016