Por um autocarro que assegure o transporte dos alunos entre a EB23 Luís de Camões e o Pavilhão do Casal Vistoso

Para: Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

A EB23 Luís de Camões é uma escola de 2º e 3º ciclo situada no centro de Lisboa, na freguesia do Areeiro e tem cerca de 550 alunos entre os 9 e os 15 anos. Há cerca de 8 anos o ginásio que a escola dispunha para a prática desportiva foi demolido por se encontrar severamente degradado e representar um risco para a segurança de alunos e professores. De forma a colmatar esta falha, os alunos passaram a ter aulas de Educação Física e Desporto escolar no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, instalações cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa.

No entanto, a sua segurança e bem estar não foram assegurados. Desde essa altura que as crianças são obrigados a percorrer esse percurso, de cerca de 1 km, a pé, duas vezes por semana, atravessando artérias perigosas da cidade com trânsito intenso, às vezes sob condições naturais adversas, à chuva e ao sol carregados com volumes que chegam a ser superiores a 30% do seu peso.

O esforço a que são sujeitas viola as normas e recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DgS), da Direção-Geral do Consumidor, da Comissão de Segurança de serviços e bens de consumo e da APED – Associação Portuguesa de Empresa de Distribuição, os quais especificam que as crianças não podem carregar mais do que 10% do seu próprio peso na mochila já que as probabilidade de desenvolverem problemas músculo-esqueléticos e de dores crónicas nas costas na idade adulta aumentam, podendo mesmo a desenvolver a longo prazo condições incapacitantes.

Queremos que a autarquia se preocupe também com o bem estar destes alunos. É dever de uma Câmara Municipal proteger todos os seu munícipes, principalmente aqueles que não têm voz e estão sob a sua responsabilidade.

Exigimos um autocarro, à semelhança do que acontece nas escolas de 1º ciclo, para assegurar o transporte entre escola e o Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, salvaguardando desta forma o bem estar das crianças e cumprindo as recomendações da legislação em vigor.

Esta petição foi criada em 03 fevereiro 2016