Petição Avaliação Conhecimentos Univ Lusíada Porto

Para: Universidade Lusíada Porto

Os alunos da Universidade Lusíada do Porto, dos diversos cursos, vêm abaixo assinar os seguintes pedidos:

1 - alteração do sistema de avaliação, os alunos que fazem avaliação contínua, sentem-se desmotivados quanto ao sistema adotado pela Universidade, dado terem de fazer frequência mesmo depois de serem aprovados por testes,

2 - fazemos este pedido a V. Excias, pois de acordo com a Portaria nº 289/2013 de 20 de setembro, Estatutos da Universidade Lusíada do Porto, publicada no Diário da República, 1ª série - Nº 182 - 20 de setembro de 2013, o artigo 7º, com a epígrafe Autonomia, no seu nº 3: "A autonomia pedagógica consiste na capacidade conferida à Universidade de se pronunciar sobre a criação de ciclos de estudos que visem conferir graus académicos e sobre os respetivos planos de estudo, de definir o objeto das unidades curriculares, de afetar os recursos que são postos à sua disposição e de estabelecer opções sobre os métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos que se adequem às exigências da lei e dos presentes estatutos, gozando os professores e estudantes de liberdade intelectual nos processos de ensino e aprendizagem", o qual demonstra que V. Excias têm autonomia para escolher o sistema de avaliação autonomamente,

3 - considerando os alunos que, seria mais motivador se este sistema fosse composto pela avaliação de conhecimentos contínua, ou seja, através de testes ao longo do semestre, mas que não fosse obrigatório fazer frequência desde que o aluno aprovasse à disciplina de forma positiva, acima dos 10 valores,

4 - mais referimos que, assim, consideramos justo que se o aluno tiver classificação de 10 ou mais valores, mas que pretenda fazer melhoria através de frequência, então esta seria cobrada com a taxa considerada pertinente por V. Excias,

5 - se o aluno optasse pela avaliação final, iria então diretamente à frequência, sem custos adicionais, como previsto atualmente,

6 - com este sistema, os alunos consideram que a predisposição para a avaliação contínua seria maior, com valor compensatório e motivador, sendo que atualmente tem o valor exatamente oposto,

7 - acrescentamos ainda, que este sistema seria benéfico não só para dos discentes, como também para os docentes, que no final do 1º semestre já estão desgastados com a correção de centenas de testes e frequências, não conseguindo entregar as notas das datas previstas pelos estatutos, bem como, diminui a qualidade profissional dos mesmos,não havendo esta necessidade,

8 - consideramos que, embora a universidade não tenha estatuto de trabalhador-estudante, que estes iriam beneficiar deste sistema de avaliação, dado que muitas entidades empregadoras não são condescendentes a dispensar os mesmos para avaliação durante o horário laboral,

9 - para concluir, os alunos consideram que esta alteração não iria, de todo, diminuir a qualidade da Universidade, bem pelo contrário, tornaria-se mais apelativa, e os alunos conseguiriam melhorar as suas notas, e esta é uma avaliação já praticada em outras Universidades, nos vários cursos e por todo o País.

Pedindo a Vossa melhor atenção para o exposto, e agradecendo desde já, subscrevemos,

Esta petição foi criada em 27 janeiro 2016