Petição Contra a Discriminação Etária nos Anúncios de Emprego

Para: Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente da Assembleia da República e Deputados da Assembleia da Republica.

Será lícito e justo, os anúncios de emprego, discriminarem as pessoas, que arduamente buscam um posto de trabalho e são excluídas pelo requisito da idade? Será idade a partir dos 30 anos, sinal de incompetência? O acesso ao mercado de trabalho não deveria ser igual para todos? Está estipulado no Código de Trabalho o direito à igualdade no acesso ao emprego, não devendo o candidato ser discriminado por fatores como a idade. No entanto basta acedermos à Internet ou abrirmos o jornal para dar de caras com várias ofertas de trabalho, com limite de idade até aos 30/35 anos.

Será que andamos todos obcecados com o medo de envelhecer que só promovemos o trabalho de gente jovem? Ou serão antes os nossos ideais de beleza e juventude tão superficiais quanto a aparência? Triste realidade a nossa. Somos o quarto país da União Europeia com maior taxa de desemprego, o segundo país com maior número de emigrantes e com a segunda menor taxa de natalidade. Já por aqui dá para ver que aquela frase do “este país não é para velhos” está desajustada à realidade. Quem cá fica são os menos jovens que envelhecem, não com o peso dos anos mas com a austeridade das medidas aplicadas. Como se não bastasse, o aumento da idade da reforma para os 66 anos, veio prolongar os anos de trabalho e dificultar ainda mais a vida de quem já passou dos trinta, está sem trabalho e o seu currículo é sucessivamente excluído pelo fator idade.

Pela dignidade e respeito por todos os portugueses que procuram emprego, propomos que em todas as ofertas de emprego seja excluído o limite máximo de idade exigida ou em alternativa, que passe a ser obrigatório constar: “até aos 66 anos”. Desta forma queremos promover a igualdade de acesso ao mercado de trabalho e consciencializar a sociedade para o valor do capital humano independentemente da sua idade.

Comunidade Contra a Discriminação nos Anúncios de Emprego

Petição Contra a Discriminação Etária nos Anúncios de Emprego, para Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente da Assembleia da República e Deputados da Assembleia da Republica. foi criada por: Contra a discriminação etária nos anúncios de emprego.
Esta petição foi criada em 23 abril 2014