NÃO a este PDM!

Para: Câmara Municipal de Oeiras - Consulta Pública sobre a Proposta de PDM

A proposta de novo Plano Director Municipal (PDM) que se encontra actualmente em consulta pública:

1. Não salvaguarda os solos de grande qualidade e com capacidade de produção de alimentos e visa transformar irremediavelmente todo o concelho em solo urbano, abrindo a porta a que se construa sem regras e em todo o lado.

2. Não contribui para a requalificação urbana e privilegia as novas construções, apesar de muito do que já está construído estar vazio e do concelho ter cada vez menos habitantes e menos empresas.

3. Não garante a continuidade ecológica nem promove a biodiversidade ao nível do concelho e põe em causa os poucos espaços naturais e seminaturais ainda existentes, promovendo mesmo a destruição de alguns deles.

4. Não contribui para contrariar o uso do automóvel e não aposta no uso dos transportes colectivos nem de meios de transporte não poluentes e torna cada vez mais difíceis e inseguras as deslocações a pé, mesmo nas pequenas distâncias.

5. Não é ajustado a uma política de resistência a riscos naturais e visa promover a construção em zonas que são fundamentais para mitigar os riscos naturais a que o concelho está sujeito, nomeadamente os riscos de cheia e deslizamentos de terras.

Este Plano Director Municipal não respeita o ambiente nem as zonas verdes do concelho de Oeiras, não promove a saúde e a qualidade de vida dos munícipes nem de quem nos vem visitar e baseia-se num modelo de desenvolvimento desadequado da realidade e do contexto económico do país. Insiste de modo irracional na desnecessária construção imobiliária e estimula o uso do transporte particular, com todas as consequências negativas inerentes.

Definitivamente, não serve os interesses da população e do desenvolvimento do concelho de Oeiras e não serve o país, pelo que apelamos a que seja revisto à luz da realidade e das exigências dum planeamento transparente e responsável e que olhe para o futuro e não para o passado.

Assembleia Popular de Algés, Associação de Moradores do Casal da Amoreira - Carnaxide, Liga dos Amigos do Jamor

Esta petição foi criada em 07 dezembro 2013