Petição contra o encerramento do Jardim de Infância do Ribeiro em Rebordões

Para: Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Rebordões, Exma. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso

A Associação de Pais dos Alunos do Jardim de Infância do Ribeiro (APAJIR) teve conhecimento da proposta de fecho do Jardim de Infância do Ribeiro e transferência do mesmo para a Escola Básica da Aldeia Nova, com a união das duas escolas.

Assim, e como parte interessada nesta alteração, os membros da APAJIR são por unanimidade TOTALMENTE CONTRA o fecho do Jardim de Infância do Ribeiro por considerar que não está a ser tido em conta o interesse e bem-estar dos alunos e FUTUROS alunos do Jardim de Infância.

1 - Em primeiro lugar consideramos não existir nenhum benefício na junção do ensino básico com o pré-escolar (muito pelo contrário poderá dificultar situações de adaptação mais demorada, maior dificuldade em estar atento às necessidades de cada criança, menor acompanhamento, etc.);

2 - O Jardim de Infância do Ribeiro dispõe atualmente daquilo que consideramos serem as condições ideias para o funcionamento de uma pré-escola;

3 - Consideramos uma mais valia o facto de a escola ser unicamente destinada a crianças da mesma faixa etária (3-6 anos), e não estarem em conjunto com crianças mais velhas;

4 - A construção de casas de banho e um parque infantil não irá suprir as necessidades da Escola da Aldeia Nova e apoiamos o investimento na mesma, pela necessidade evidente de melhoria, quer ao nivel estrutural que a nivel de oferta formativa como atividades extracurriculares;

5 - Encontra-se atualmente em construção um parque infantil no Jardim de Infância do Ribeiro pensado e projetado para as crianças do Jardim de Infância, pelo que seria um investimento desperdiçado.

Assim, e por não identificarmos qualquer benefício nesta junção gostariamos de manter em funcionamente o nosso Jardim de Infância tal como está atualmente e fazer as nossas crinças felizes!!
Lamentamos o desinteresse e falta de investimento nas escolas de Rebordões e tentamos melhorar dentro daquilo que é possível à nossa Associação.

Petição contra o encerramento do Jardim de Infância do Ribeiro em Rebordões, para Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Rebordões, Exma. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso foi criada por: Associação de Pais do Jardim de Infância do Ribeiro .
Esta petição foi criada em 09 janeiro 2024