TÉCNICO AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

Para: EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

Criar a carreira de TÉCNICO AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

OBJETIVO: reconhecer as funções específicas e valorizar os trabalhadores Assistentes Operacionais a exercer funções na rede escolar.

Premissas: todos os cidadãos que tiveram um percurso escolar - que se iniciou desde cedo, para alguns desde as creches até ao 12.º ano de escolaridade - , relevam a importância atribuída aos Não Docentes – assistentes operacionais - tem um valor universal.

A sua importância no acompanhamento e desenvolvimento de crianças e adolescentes é decisivo para o futuro de todas as gerações.

Há que criar condições para que o desempenho seja efetivo, alicerçando a profissão com uma designação que esteja adequada às tarefas, importantes e complementares, da Docência e a criação de conteúdos profissionais específicos.

Propõe-se que os ASSISTENTES OPERACIONAIS a exercer funções nas escolas tenham a designação de TÉCNICOS AUXILIARES DE EDUCAÇÃO.

Relembramos que a escola precisa cada vez mais de funcionários bem preparados pedagogicamente, com saber e pratica desde a pedagogia infantil, adolescente e pré adulto, saber em primeiros socorros e cuidados a crianças com necessidades especiais, saber no relacionamento interpessoal visando crianças, jovens e adultos, entre outros saberes.

Só com profissionais com qualificações e com um reconhecimento profissional teremos uma escola de qualidade.

SINAPE - SINDICATO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ( DOCENTES E NÃO DOCENTES )

TÉCNICO AUXILIAR DE EDUCAÇÃO, para EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA foi criada por: SINAPE.
Esta petição foi criada em 11 dezembro 2023
8 885 Pessoas