O Detectorismo é um hobby , não um crime

Para: Assembleia da republica

"E preciso criar condições para que a actividade dos detectoristas ganhe maior transparência para que, à semelhança de Inglaterra, eles possam contribuir para a salvaguarda do património e não para a sua dispersão." Segundo os dados oficiais, 90 por cento dos tesouros arqueológicos britânicos são descobertos por detectores de metais, muitos deles usados pelos 30 mil detectoristas registados. "A lei portuguesa prevê o registo dos compradores de detectores, mas o Estado, e nomeadamente o Instituto Português de Arqueologia, ainda não criou condições para que isso aconteça.." criação de associações de detectoristas, com acesso a formação seria um passo, Só sensibilizando a população se consegue alguma coisa. Um Estado policial só protege o património pontualmente.
Em Portugal é mais fácil proibir do que resolver.
Todos os detectoristas teriam de pagar uma licença anual ( idêntica á da pesca lúdica.)
Incluía campo e praia.
Continuando a proibição em subaquática excepto em trabalhos arqueológicos devidamente autorizados pela
autoridade competente.
Licença essa que passada após uma pequena formação pedagógica.
Continuando na mesma a proibição em zonas classificadas excepto em trabalhos arqueológicos devidamente
autorizados pela autoridade competente.

Esta petição foi criada em 10 setembro 2023