Dia do Respeito pelos Idosos

Para: Presidente da Assembleia da República

Racional para a Petição do “Dia do Respeito pelos Idosos”

Considerando que desde 2013 o número de casos de violência contra os idosos tem vindo a aumentar, atingindo em 2022, cinco queixas por dia e que é na Família que estão os principais responsáveis pelas agressões aos idosos, a Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados (amidi.pt) decidiu, com o apoio do Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social, Prof. Ricardo Pocinho, do Presidente Honorário das Misericórdias, Padre Victor Melícias, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes, do Presidente da Via Hominis, Dr. Afonso Pimentel, da Coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Dra. Sofia Duque, da Coordenadora do Grupo de Estudos do Envelhecimento Cerebral e Demência, Dra. Luísa Alves, criar, à semelhança do que já existe no Japão há alguns anos, o “Dia do Respeito pelos Idosos”.
O “Dia do Respeito pelos Idosos”, será a 22 de Dezembro, livre de qualquer outra comemoração, início da estação do Inverno, final do ano, pela associação simbólica com o envelhecimento, final do percurso da vida e três dias antes do Natal, festa da família, da fraternidade, da reconciliação.

Por favor assine esta petição pelo respeito que os nossos velhos merecem.

Dia do Respeito pelos Idosos, para Presidente da Assembleia da República foi criada por: AMIDI.
Esta petição foi criada em 01 julho 2023
2 185 Pessoas