Apoio aos Gatos de Rua da Póvoa de Lanhoso

Para: Município da Póvoa de Lanhoso

Quem não se lembra, de há uns valentes anos, de pelas ruas andarem animais errantes, cujo o único destino certo, em caso de captura, era o abate? Entretanto a lei mudou, finalmente!, mas continuam a existir animais que precisam de ajuda diária.

Não se trata de gostar de animais, mas de respeitar todo e qualquer Ser. Desde a mudança da lei, o destino dos animais 'errantes' passou a estar mais centralizado no poder local, seja por lei,seja por obrigação moral!

Mas ninguém acredita que dezenas de animais sejam mensalmente alimentados pela módica quantia de 150€.

Muito menos quando esses 150€ têm de ser esticados para custas veterinárias.

Deve ser continuado o apoio -extra- às esterilizaçoes,acto que diminui o número de animais sem dono, e sem grande destino. Permitem dar qualidade de vida aos que já existem, sem que tenhamos de nos deparar constantemente com animais mortos, sejam atropelados, sejam envenenados.

As desparasitações,algo que deveria ser apoiado também, são uma questão de saúde pública, seja ela animal seja ela humana. Evitam a proliferação de doenças, que em última análise, podem até infectar animais domésticos cujas famílias tratam e querem bem.

Posto isto, esta petição apela à consciência dos munícipes sobre a necessidade de maiores apoios à causa dos animais abandonados.
Até porque, os Voluntários que tratam dos animais, sejam eles cães ou gatos, não são eternos, muito menos a força anímica !

Para que não só os animais e os Voluntários respirem de alívio por nada lhes faltar,mas também para que gerações futuras não tenham de continuar esta luta inglória!

Esta petição foi criada em 13 maio 2023