Refeições Cantina da Escola Escola Básica 2/3 Dom António da Costa - Alteração da qualidade da comida.
Para: Câmara Municipal de Almada, Escola Básica 2/3 António da Costa, Agrupamento Emídio Navarro
Enquanto Encarregados de Educação de estudantes que frequentam a Escola Básica 2/3 Dom António da Costa, inserida no Agrupamento Emídio Navarro, e tendo tomado conhecimento de algumas irregularidades no fornecimento da alimentação na cantina da escola, vimos expor o seguinte:
Os nossos filhos sempre frequentaram e comeram as refeições de almoço na cantina da Escola. Até ao presente ano letivo não existiram queixas sobre a qualidade da comida da Escola ou o tempo de espera nas filas.
Como é de V/ conhecimento, desde o início do ano letivo de 2022/2023, as refeições da cantina da Escola passaram a ser fornecidas por uma empresa externa, ICA, que confeciona as refeições nas suas instalações e depois transporta as mesmas já cozinhadas para a escola.
Não nos debruçando sobre o facto de uma cantina escolar ter de recorrer a catering e a refeições pré-cozinhadas, quando tem cozinha na qual poderiam ser confecionadas as refeições, na verdade os alunos têm vindo a reclamar da falta de qualidade da comida que é servida na cantina, confecionada pela referida empresa.
De entre as várias queixas que os N/Filhos têm vindo a fazer, constam:
1. Pouca quantidade de grupos alimentares essenciais, como podem constatar na fotografia anexa, compreendemos que não deve haver desperdício de alimentos, mas por outro lado, deveria ser permitido ao aluno repetir;
2. Comida mal cozinhada ou demasiado cozinhada, por exemplo, batata crua ou douradinhos confecionados há horas, estando colados;
3. Comida com cheiro a estragado, nomeadamente tendo uma criança referido que o “hambúrguer era estranho” e que o “arroz cheirava mal”;
4. Várias situações em que no prato aparecem alimentos ou “coisas” que não conseguem identificar ou que não seria expectável estarem naquela refeição, como por exemplo, película de chouriço num arroz de atum;
5. Muito tempo para servir as refeições, cuja justificação se baseia no facto de “as refeições estão a ser preparadas”.
Estas queixas têm sido recorrentes e unanimes entre os discentes, havendo um total descontentamento por parte dos alunos quanto à comida que é servida na cantina.
Efetivamente, muitos alunos têm preferido levar marmitas de casa e comer no bar da Escola pelo facto de não existir qualidade na comida da cantina.
Tendo sido comunicada esta situação às Câmara Municipal de Almada, o Município veio confirmar que existia uma auditoria, fiscalização e ações de inspeção que tinham resultado na verificação de situações desconformes que colocam em causa a segurança e a saúde alimentar. Contudo, até ao presente momento não verificamos nenhuma melhoria na confeção das refeições.
Esta não é uma situação em que as crianças não gostam da comida “só porque sim”, estamos a referir-nos a crianças que têm queixas reais sobre a falta qualidade da comida que lhes é fornecida na sua instituição de ensino.
Esta situação para além de criar um enorme prejuízo aos Pais que se veem confrontados com a necessidade de procurar alternativas à comida da cantina, pois os seus Educandos não conseguem comer refeições da qualidade que tem vindo a ser constante, implica um enorme risco para a segurança e saúde das crianças.
Sendo certo que entenderam que a atual situação é incomportável, solicitamos uma atuação rápida da parte de V.Exas. no sentido de solucionar celeremente a falta de condições, permitindo que os nossos Educandos possam voltar a comer na cantina da Escola refeições com a qualidade mínima exigível para uma instituição de ensino!
|
Assinaram a petição
332
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|