Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o corte raso na Serra da Freita e a replantação com eucalipto

Para: Ministro do Ambiente, ICNF, C.M. de Arouca, C.M. de S.Pedro Sul, C.M. de Vale de Cambra

Após os desastrosos incêndios florestais do ano 2016, o ICNF aplicou uma série de medidas de combate a erosão pós-incêndio. O abate indiscriminado das árvores nativas que sobreviveram a catástrofe não faz parte destas medidas, mas acontece em larga escala. As beiras das estradas que sobem para a Serra da Freita enchem-se com pilhas de madeira de carvalhos, castanheiros e pinheiros, na sua maioria pouco ou nada fustigados pelo fogo. Como é isto possível num espaço da Rede Natura 2000?
Grandes carvalhos que podiam dar bolotas e apoiar a criação dum novo bosque são abatidos sem controle, tanto como castanheiros adultos ou jovens, sem fiscalização, sem qualquer autoridade a visionar e interferir.
Apelamos ao ministério do meio ambiente e os municípios que abrangem este território da Serra da Freita: pronunciem-se, tomem medidas, mostrem presença.
Do mesmo modo que foi entregue aos municípios mais poder para cuidar da floresta, agora é a altura para actuar.
Salvem o que nos resta da floresta nativa!
Não deixem transformar as encostas da Serra da Freita num vasto eucaliptal.





Qual a sua opinião?

Contra o corte raso na Serra da Freita e a replantação com eucalipto, para Ministro do Ambiente, ICNF, C.M. de Arouca, C.M. de S.Pedro Sul, C.M. de Vale de Cambra foi criada por: Movimento Gaio, GEOTA.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.955 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.