Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Formação de Kitesurf para Instrutores pela Fed. Portuguesa de Vela para quando?

Para: Federação Portuguesa de Vela

CARTA ABERTA À FEDERAÇÇÃO PORTUGUESA DE VELA

Caros Senhores,

Representamos 3 escolas de Kitesurf/Kiteboard a desenvolver actividade no Sotavento Algarvio (Tavira e Fuzeta) e vimos por este meio tentar uma vez mais sensibilizar-vos para um problema que nos é premente e muito nos preocupa: A falta de formação inicial reconhecida para certificação como Treinador(a) de grau 1 em Kiteboard, assim como ofertas ao nível da formação específica para quem já é Treinador de grau 1 e quer manter a sua certificação válida.

Já lá vão mais de 2 anos desde os fins de semana de reciclagem organizados em Lisboa para certificar profissionais já em exercício nesta área. Desde então, nenhuma outra formação de base teve lugar, o que impede outros profissionais motivados de se certificarem e legalizarem. Parece-nos que todo o tempo já decorrido não abona em prol da modalidade, porque não permite que o trabalho seja desenvolvido de forma completamente séria e de acordo com elevados parâmetros de segurança e competência profissional.

Solicitamos à Federação Portuguesa de Vela, celeridade na resolução desta situação porque todos os instrutores actualmente em exercício (Treinadores de grau 1 ou não) se confrontam ou confrontar-se-ão a breve trecho, com a impossibilidade de legalmente exercer a sua função por falta de certificação, algo que nos surge como incompreensível se considerarmos a já relevante importância do turismo deste nicho de mercado a nível nacional.

Propomos duas sugestões que visam ajudar a dar maior competência aos instrutores/escolas, resultando daí um maior respeito pela profissão, pelos alunos e pelo risco inerente à modalidade:
1. Resolver temporariamente a falta de formação (Validação dos Instrutores): Estabelecimento de parceria com a Internacional Kiteboard Organization (IKO) de modo a reconhecer as habilitações de instrutores IKO activos e assim resolver temporariamente uma lacuna nacional de formação na modalidade de formação na modalidade de Kiteboard.

2. Certificação das escolas nacionalmente (Validação das Escolas): Após o reconhecimento/validação dos instrutores proceder à certificação pela Federação Portuguesa de Vela de todas as escolas de Kiteboard de modo a que sejam avaliadas e asseguradas as questões importantes relativas à segurança e à competência de acordo com critérios definidos ou a definir pela Federação Portuguesa de Vela.

Acreditamos que o nosso interesse é o vosso interesse, até porque uma das escolas signatárias deste documento – a Eolis - é já certificada pela Federação Portuguesa de Vela e que todos os problemas de legalidade que esta escola possa ter, são reflexo daquilo que é a Federação Portuguesa de Vela, aguardamos ansiosamente a vossa resposta. A Eolis disponibiliza-se desde já para ajudar a mediar as relações com a IKO, caso a Federação Portuguesa de Vela assim o entenda.

Com os melhores cumprimentos e certos da Vossa melhor atenção para a resolução desta situação, subscrevemo-nos:

Sandra Santos
André Salsa
Humberto Pintado
Otto Linden
Raoul Linden
Nuno Barrote


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
34 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.