Petição Fusão das Quatro Freguesias da Zona Histórica do Porto

Para: Exmo. Sr. O Presidente da República, Exmo. Sr. O Presidente da Assembleia da República, Líderes dos Partidos Políticos com assento Parlamentar, Câmara Municipal do Porto

A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, embora designada como tal, não está circunscrita só à Zona Histórica do Porto, mas também a outros concelhos do País, contudo as suas preocupações são mais vastas, aliás objectivo contemplado nos seus estatutos (“A Associação tem por objecto promover a defesa e representação dos interesses sócio – económicos e profissionais dos seus associados, promover e desenvolver actividades de cariz cultural; promover mecanismos de integração e cooperação entre a actividade empresarial e os residentes”) o que se confirma com os projectos já desenvolvidos, onde se destaca o da Videovigilância, o qual teve mais notoriedade, bem como, eventos e acções sobre o sector. Mais se informa que no caso do concelho do Porto, a sua representação efectiva é mais vasta em termos de actividades, tais como: lojas tradicionais, operadores de cruzeiros, restaurantes entre outros vocacionados para o turismo.
A Associação com a presente PETIÇÃO pretende mobilizar A COMUNIDADE DAS QUATRO FREGUESIAS, AFIM DE SENSIBILIZAR O PODER POLITICO, COM VISTA A UMA PREOCUPAÇÃO GLOBAL PARA O CENTRO HISTORICO DO PORTO, SEM BANDEIRAS PARTIDÁRIAS E PARA A PRESSECUÇÃO DOS SEUS OBJECTIVOS PROPÕE O SEGUINTE:
1. Concertação de uma política comum para a Zona Histórica do Porto, no sentido de serem criadas infra-estruturas capazes de cobrir as lacunas no âmbito de equipamentos sociais, nomeadamente infantil, jovem e terceira idade, valências fundamentais para a socialização das populações das quatros freguesias (S.Nicolau, Miragaia, Sé e Vitória), sem complexos, sem bairrismo, como também no que concerne à habitação, de forma a evitar o esvaziamento populacional com consequências nefastas para a identidade da cidade.
2. Apostar numa política de coabitação saudável entre Moradores e Empresários da Restauração, Turismo, Serviços, Hotelaria, Animação, Espaços de Vocação Cultural e como não podia deixar de ser no Comércio Tradicional, o qual deve ser adaptado às actuais necessidades da sociedade, quer em horários, como na qualidade de oferta, para o efeito deve ser aplicado um regulamento comum a exemplo do que acontece nos centros comerciais.
3. Apostar numa simbiose de espaços em toda a área da Zona Histórica do Porto é promover com eficiência a cidade, com sedução e cativação das grandes redes de promoção turística.
4. É uma falsa questão pensar que os interesses de alguns sectores (habitacionais e empresariais) sejam antagónicos, pelo contrário as vantagens compensam no geral toda a comunidade, independentemente das suas especificidades, para o efeito propõe-se o seguinte:
a)Mais Segurança;
b)Mais Iluminação pública;
c)Cobertura integral da Rede de Gás natural;
d)Mais Emprego aos residentes locais;
e)Mais e/ou melhor Equipamentos Sociais;
f)Mais e/ou melhor Equipamento Desportivo;
g)Mais e melhor Promoção das Festas identificadas com as Freguesias, em acções comuns;
h)Mais e/ou melhores condições de aparcamentos;
i)Mais e/melhores caminhos públicos (pedonais);
j)Mais e melhor mobiliário urbano (padronizado);
k)Mais e melhor reabilitação das populações naturais das Freguesias;
l)Mais e melhor promoção do parque habitacional para novos residentes;
m)Mais e melhores condições de arrendamento para os jovens;
n)Rede WIRELESS GRATUITA (possibilitar a toda a comunidade o acesso gratuito a gratuitamente à Web);
o)Criação de um Site para promoção das quatro freguesias;
p)Utilização dos Fundos Comunitários para apoiar a comunidade local mais carenciada;
q)Utilização dos Fundos Comunitários para apoiar equipamentos Sociais:
r)Utilização dos Fundos Comunitários para carências estruturais;
s)Mais e/ou melhor manutenção dos edifícios /Monumentos;
t)Mais informação à Comunidade sobre tudo que possa acontecer nas freguesias

É pelos motivos expostos, que os abaixo-assinados, Fregueses e Empresários se movem e apelam ao Poder Politico que larguem as “Bandeiras partidárias” e se preocupem mais pela comunidade local, onde a realidade e as necessidades devem estar acima de qualquer interesse partidário.

Petição Fusão das Quatro Freguesias da Zona Histórica do Porto, para Exmo. Sr. O Presidente da República, Exmo. Sr. O Presidente da Assembleia da República, Líderes dos Partidos Políticos com assento Parlamentar, Câmara Municipal do Porto foi criada por: Associação de Bares da Zona Histórica do Porto.
Esta petição foi criada em 12 abril 2010