Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Mendonca A. Estamos perante um crime de lesa Pátria sem limites. Uma Língua viva não precisa de "acordos"... o acordo é ela própria.
Tiago A identidade de uma Língua reside na sua escrita, que garanta uma só mensagem ou ideia, que objective o seu significado enquanto código afim de concretizar a sua finalidade primordial, a comunicação!!!! Na língua portuguesa já fazemos trocadilhos suficientes que depois dificultam a interpretação (seja esta escrita ou oral). A escrita tem que ser o Pilar inabalável e inexorável que defina apenas uma ideia e não suscite qualquer dúvida nessa premissa! (...) O Português é uma língua rica, tem muitas variações, cada região tem o seu sotaque, o que vem acrescer e definir essa região. Com a escrita o processo deve ser contrário, deve garantir o processo de unificação do país. (...)
Nelson S. Sou absolutamente contra
Jorge F. O acordo é desnecessário e inútil.
Sérgio O. Jamais os ingleses fariam algo do gênero com os americanos
Maria C. O nosso português anda a ser muito mal usado ou tratado. Está uma confusão de forma a ninguém se entender. Uns escrevem de uma maneira, outros mais velhos, como aprenderam no seu tempo. Resumindo e como diz o povo "sem rei nem roque". Há que pôr ordem pois ninguém se entende e não existe forma de se pôr fim a esta trapalhada. Pobre Portugal às voltas com a sua própria língua não falando no "resto"!
José P. O acordo Ortográfico em Vigor é muito anterior ao apresentado. Confirmem.
Rui N. Este Acordo, além de mau na substância e no seu processamento, só pode gerar desacordos, ortográfico e não só.
António . Completamente de acordo com a petição
Paulo C. Não Obrigado quero o nossa língua Portuguesa sem inversões e nem emendas.
António T. A nossa escrita não deve ser alterada a favor de brasileirismos.
Mário Â. não necessitamos de alterações há nossa lingua
José S. Voto não.
Jose S. Nao Concordo com o pseudo acordo ortografico, por ser uma aberracao e traicao a Lingua Portuguesa
maria m. É um atentado à Língua Portuguesa, este Acordo, o qual deveria ser revertido.
Noélia R. Não temos que ser governados por outros Países sem ser o nosso ?
Luís S. Morte ao Aborto Ortográfico!
Joaquim F. Sabemos quanto é difícil para os Portugueses a aprendizagem do nosso Português para quê complicar mais.
Maria F. Concordo com todos os argumentos contra o Acordo Ortográfico de 1990. Dever-se-á sim manter as coisas como dantes, mas com a edição de um novo Vocabulário da Academia das Ciências, de um novo Rebelo Gonçalves assim como de um novo Vocabulário de Lugares e de Nomes assim como de um novo Dicionário Prático Ilustrado da Lello. Fala assim uma antiga revisora gráfica ou de textos, conforme os gostos.
Remígio C. A demolição será uma barbaridade. Quem tem caprichos que os pague.

Assinaram a petição
23.232 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição