Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição MIL em prol de um Referendo sobre o futuro da União Europeia, para Às Senhoras e aos Senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa

Nome Comentário
Emanuel N. O ideal europeu, tal como concebido inicialmente, sofreu transformação sem, no entanto, ter sido levado a efeito qualquer processo de aprofundamento estrutural, daí que tornou-se duvidoso «pensar europa», numa europa dividida e desgastada internamente.
Nuno S. Apoio inteiramente a realização do referendo porquanto o povo português deve ser chamado a pronunciar-se sobre o que quer para si e para o seu País.
Maria T. O referendo que devia ter sido antes, a vontade do povo português não foi tido em conta pela honra que merece. Foi Portugal que na história da humanidade foi o País que prestou ao mundo os maiores conhecimentos científicos... de tal ordem que outros países da europa, fizeram e armaram os maiores engenhos e investidas para derrubarem o que os portugueses construíram e deixaram até aos dias de hoje, a língua de Camões e os afetos.
antónio b. Um debate que merece ser realizado e um referendo que faz sentido.
José F. Grato por esta importante iniciativa do MIL…! Em nome do que resta da n/ liberdade é necessário, participar… Viva a Democracia!...
Armando S. Portugal,deve redefenir a sua posição na CE.
Maria T. Não concordo com nenhuma globalização de países diferentes, com comunidades milenárias com riquezas culturais diversas que não se globalizam com leis iguais para todos, na qual a UE não cumpre, não respeita e descrimina os povos que dela fazem parte. Basta comparar os salários com diferenças que não lembra o diabo. Ou será que o trabalho é avaliado com patamares de países ricos e países pobres? O que nos trouxe a União da Europa? À Paz como apregoavam os senhores da democracia? À justiça igual para todos? À dignidade que todos tem direito, consagrados pela Lei após a 2ª grande guerra, onde as duas guerras mundiais tiveram com palco a Europa? Que este referendo tarde demais seja o virar da página de mais um tenebroso tempo de discórdias, de injustiças, de crimes sem punição, de corrupção, de rufias e mafiosos que levam os povos à miséria, bem pior que a pobreza.
Nuno F. Se a UE está em crise, bem como a Zona Euro, desde o início do século XXI e, esta em particular, desde a crise financeira de 2008/2009 urge repensar as estratégias possíveis, tanto mais quanto após o Brexit e em ano de eleições presidenciais francesas o inesperado poderá assustar as fundações institucionais da UE. Importa fazer um debate aprofundado nacional e europeu. Um referendo em Portugal faz todo o sentido. Convém pensar um percurso e uma estratégia realistas, que apontem para uma clara aposta portuguesa, no contexto internacional, que valorize a nossa relação no espaço lusófono, que permita trazer contributos da nossa identidade cultural comum para a premente necessidade de humanizar o sistema globalizante.
Renato E. Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono

Assinaram a petição
41 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição