Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 , para Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República, Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, Exmo. Sr. Ministro da Educação, Exmo. Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Nome Comentário
Inês A. Não faz sentido que os alunos que estudaram para os exames em anos anteriores vejam as suas notas igualadas aos que não se dedicaram da mesma forma. Esta nova forma de cálculo das médias prejudica MUITO os alunos que se dedicaram inteiramente a todos os métodos de avaliação e favorece os que não o fizeram. Mas médias vão subir e os alunos que viram as suas notas inflacionadas durante o ano letivo perderam o único elemento moderador que as baixava. O exame. Não faz sentido mudarem as regras do jogo a meio do campeonato. E no meu caso em específico que estou desde outubro a estudar para fazer uma melhoria da classificação interna através do exame, agora é me dito que apenas posso fazer melhoria de exame
Marta V. Os exames nacionais são a única avaliação comum a todos os alunos do país. Claro que um exame pode não correr bem a um bom aluno (o que acontece com frequência), mas o verdadeiro problema aqui é que muitas vezes as notas internas são inflacionadas, para depois haver margem para as médias descerem com os exames. Deste modo, uma média interna que acabou em 18 muitas vezes desce para um 16. Ora, um aluno que tenha média interna de 18 e consiga manter a nota no exame, sai claramente prejudicado. Tal como aqueles que sobem, que foi o meu caso: fui a exame de matemática com uma média interna de 16 valores, e subi para 18; mas se todos aqueles que baixaram as notas também tivessem tido 18, então eu sairia prejudicada na minha candidatura à faculdade. Não acho que seja uma medida justa. Arranjem maneiras de melhorar o ensino à distância, e depois o trabalho tem de vir dos alunos. Incentivem ao estudo, em vez do desleixo nas disciplinas que, afinal, “já não vão ter de estudar mais”.
Carlos P. faça-se justiça
Maria C. A meu ver, trata-se de uma medida que promove o facilitismo e não a igualdade
Carla N. Ajustem apenas este ano e que sejam atribuidas as notas do 2 periodo
Ernesto A. Medida injusta sobretudo porque vai beneficiar alunos que frequentam estabelecimentos de ensino que inflacionam as notas, mormente ensino particular.
Ana R. De que adianta um estudante andar a esforçar-se ao longo de três anos, chegar ao exame e provar o que vale se o estado insiste em beneficiar os do privado? Eles já são ajudados por professores e instituições, agora são ajudados, também, pelo estado, cuja função seria apenas manter a igualdade e justiça tanto quanto possível. Era essa a função dos exames nacionais: separar o aluno que realmente estuda do que não o faz e é apenas ajudado. Com esta nova medida as médias vão subir a pique o que deixa imensos alunos, na sua maioria provenientes do ensino público, de fora por motivos puramente injustos.
Ana P. https://uniarea.com/recalculo-das-classificacoes-internas-de-anos-anteriores-nao-nos-prejudicara-a-todos-esta-ilusao/ !!!!!!
Ana A. Não é justo que quem tenha estudado seja agora prejudicado, pois está medida só vem beneficiar as instituições privadas, deixando para trás as poblicas, pois assim deixamos de perceber quais os alunos que realmente estudam.
Lucas A. Acho esta mudança absolutamente ridícula. Retiraram o único elemento de homogeneidade entre os alunos de Portugal. Haja noção
Francisco B. Acho esta medida completamente ridícula pois , no meu caso, como mantive as notas nos exames nacionais graças ao meu esforço , estou a ser prejudicado relativamente a outros que desceram a nota interna.
José C. É uma INJUSTIÇA e não há qualquer justificação para esta alteração, não se consegue identificar qualquer falta equidade (que não as "normais" de uma sociedade que só se lembra das desigualdades quando elas poderão ser maiores, poderão) na realização dos Exames Nacionais do Ensino Secundário no ano letivo 2018/2019. Claramente uma medida a favorecer a mediocridade, o clientelismo das escolas privadas, a esquecer a heterogeneidade das avaliações nas escolas publicas e dentro da mesma escola publica! Na Educação em Portugal não vale a pena o esforço, o empenho, a aprendizagem, que país é este!!!!
Marta D. Injustiça atroz
Eleonora S. Os exames deviam contar tanto como nota externa como interna.
João S. Com a aprovação desta nova lei as instituições de ensino que inflacionam as notas dos seus alunos e estes sairam benefeciadissimas em relacao aos outros. Igualdade e Equidade na obtencao de educação

Assinaram a petição
516 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição