Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição contra as restrições e discriminação no acesso à Prestação Social para a Inclusão (PSI), para Sua Excelência O Senhor Presidente da República; Sua Excelência O Senhor Presidente da Assembleia da República; Sua Excelência O Senhor Primeiro Ministro; Sua Excelência O Senhor Provedor de Justiça

Nome Comentário
José S. Concordo com todo o teor desta petição pública que, com honra e por a considerar inteiramente justa, vou assinar.
Claudino P. 2728545
Anabela R. Devia haver igualdade para as pessoas com deficiência ou incapacidade e não divisão.
Isabel s. concordo com o que foi exposto. Espero que este objetivo seja alcançado.
Luís A. Acho a PSI muito importante para nós porque nos torna um pouco mais independentes a nível económico.
José A. Assino sobre tudo pela descriminação a que são sujeitas as pessoas com deficiência com mais de 65 anos. Uma pessoa com 64 anos recebe uma pensão vitalícia, uma pessoa com 66 anos já não recebe pensão.
Maria S. Concordo plenamente
Fernando C. Considero uma injustiça
Catarina A. Penso que a preposta recentemente aprovada pelo Governo o relativa ao enquadramento legislativo que cria a Prestação Social para a Inclusão (PSI é um passo importante no caminho da cidadania das pessoas com deficiência.no entanto é importante que o presente enquadramento não seja gerador de descriminação e factor de exclusão. O cidadão com deficiência com 80% ou 60% tem sempre associado a questão do preconceito, dos custos inerentes à sua condição. Todos os dias é confrontado com dificuldades devido ao Espaço físico, social cultural não contemplar a diferença a incapacidade seja ela de natureza intelectual, sensorial, física ou outra. Exemplo percorrer as ruas do nosso país de cadeira de rodas ou de bengala , ou de cão-guia implica confrontar barreiras arquitectónicas, correr riscos, por vezes colocar a vida em perigo quanto não temos passeios para circular, não temos semáforos sonoros. A entrada para o mundo do trabalho estar condicionada porque as aplicações informáticas não contemplam na sua criação as regras de acessibilidade. Como tal considero de toda a pertinência a petição aqui apresentada. Temos de olhar para estas pessoas como cidadãos .
Vitor A. vitoralmeirante
Jão o. Discordo com a discriminação e exclusão existente na PSI porque é na velhice que mais precisamos de dinheiro para viver condignamente
Maria F. Discordo das discriminações existentes na PSI porque ´é na velhice e em criança que mais necissitamos de apoio monetário
Susana G. Acho que a componente base da PSI deve ser atribuída a todos os cidadãos com deficiência. Não se compreende como é que o Governo promove a discriminação entre as pessoas com deficiência.
Auguwsto M. sendo a PSI para nós, ´não deixo de discordar de alguns dos seus parâmetros.
Aires A. Juntos seremos mais fortes.
Carlos G. Se o primeiro objetivo da Prestação Social para a Inclusão é “melhorar a proteção social para as pessoas com deficiência ou incapacidade, com inspiração num princípio de cidadania”; se “a PSI tem uma lógica de ciclo de vida, concedendo proteção social desde a deteção da condição de deficiência ou incapacidade, (...)”; se a componente base é a “expressão do princípio da cidadania”; se esta componente “tem inspiração num princípio de cidadania” e se “está associada à compensação de encargos não específicos que derivam da condição de pessoa com deficiência ou incapacidade” é, para mim, totalmente incompreensível, limitação minha, que esta componente não seja destinada a todos os deficientes... Na verdade, todos os deficientes são cidadãos e, por isso, gozam da mesma dignidade, enquanto seres humanos. As restrições na atribuição desta componente da PSI só se explica por constrangimentos orçamentais. Cabe colocar duas questões: Foi elaborado algum estudo prévio para verificar quantos cidadãos esta componente abrangeria? Que contribuições dos cidadãos foram tidas em conta na elaboração final do projeto de Decreto-lei? É que não basta colocar as propostas em discussão pública..
José S. Não concordo com a decisão... Sinto-me descriminado pois tenho 66 anos e cegueira congénita (95% de incapacidade)!
Maria S. Eu e o meu marido (66 anos com cegueira congénita 95% de incapacidade) não temos qualquer direito! descriminação total!!!
Maria N. Por um país sem discriminações.
Ricardo T. Acredito que o bom senso vai prevalecer.

Assinaram a petição
1 620 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição