Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: IGUALDADE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E COMPENSAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO EM MONODOCÊNCIA, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Tiago C. Só quem é familiar de um professor em monodocência compreende a exigência a que têm de responder, não só pela carga horária imposta como pela heterogeneidade da turma, que algumas vezes abarca mais que três e quatro níveis de ensino. Conheço de perto a exaustão de bons profissionais que correm pelo amor à causa em que acreditam, porque a remuneração, essa já há muito ficou aquém da retribuição justa a um trabalhador que cumpre os objectivos que lhe estão propostos. Sei-lo pelo exemplo da minha mãe que é professora do primeiro ciclo do ensino básico, pela qual nutro especial orgulho e admiração.
Maria R. Não é justa esta desigualdade num país democrático.
Helena M. Concordo plenamente com aquilo que é exposto.
Matilde S. O meu sentimento é de indignação
Isabel L. Todos os docentes que não trabalham em monodocência, deveriam trabalhar neste regime, pois resistiriam pouco tempo como tal... é incomparável e muito injusto.
Mário M. O que é reivindicado é mais do que justo. Trata-se de uma questão de dignidade.
Filomena F. O acréscimo de tempo de serviço e com a idade a aumentar tem sido esgotante. Será quase impossível obter a reforma por não conseguir chegar ao fim. É extremamente injusto nestas condições de trabalho e uma pessoa ter de desistir sem nada ou quase nada.
Carlos S. É da mais elementar justiça. Urge repor a verdade!
Sofia A. Trabalhar mais de uma década a mais, todos os dias úteis, sem tardes ou manhãs livres. Não há qualquer igualdade entre ciclos apesar das exigências serem as mesmas.
Luísa A. Pela verdadeira igualdade.
Luís C. De elementar justiça.
Zulmira G. Aguarda-se justiça.
Benigna V. Caso a situação não seja revertida, é muito injusto o que leva a uma desmotivação enorme, pois quem já cumpre as condições que lhe foram impostas quando entrou na carreira e se vê penalizada desta forma, não lhe resta mais nada a não ser sentir-se tremendamente injustiçada.
Maria M. Concordo com esta peticao, estamos a ser penalizados em relacao a outros docentes.
maria p. Até nesta questão, os professores do 1.º ciclo são o "parente pobre" da educação. É triste ter que se fazer petições para levar à discussão uma ilegalidade que todos sabem que existe.
Maria O. Força pela igualdade de direitos
Maria F. Concordo com a petição. Os docentes na monodocência trabalharam mais horas pois seriam compensados no tempo para a reforma. Se agora se reformam todos os docentes ao mesmo tempo quem nos vai compensar pelo tempo dado?
Margarida f. Concordo plenamente
Isabel F. Haja alguém que reconheça os nossos direitos!
Luís T. Espero que, finalmente, alguém olhe com "olhos de ver" para esta realidade. Sou professor do 1.º Ciclo há 18 anos e trabalhar horas a mais para receber o mesmo não é, de forma alguma, justo. Que se faça justiça, simplesmente. Bem hajam.

Assinaram a petição
4 217 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição