Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Aposentação dos Professores do Primeiro Ciclo e Educadores de Infância que iniciaram funções nos anos escolares de 1978/79 e 1979/80, para PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Nome Comentário
Maria B. É justoe os professores com mais tempo de serviço devem dar lugar aos novos.
Ricardo S. Esta petição deveria ser mais abrangente para contemplar mais colegas. Há professores que concluíram o curso em julho de 1978 e só obtiveram colocação em outubro de 1980 por falta de vagas, e esses não são contemplados por esta petição. Devem rever a petição urgentemente.
Maria M. Concordo plenamente com a petição. É lamentável que, depois de 35 anos de carreira, venham mudar as regras do"jogo". As pessoas empenharam-se tanto, deram o máximo de si para chegarem à reforma com a mesma dignidade de sempre. Agora vêm as dificuldades todas, as avaliações e a minha motivação começa a desmoronar ... e dizem que tenho que trabalhar mais dez anos. Injustiça e revolta!!!
Maria S. Concordo plenamente!!!
paulo a. se os políticos conseguem reformar-se porque não quem trabalhou parte da vida
Filomena R. Estou de acordo com a petição
Maria R. Assino esta petição que concordo em absoluto. Mas queria chamar a atenção para reverem situações, p ex. como a minha (e naturalmente como a de outros colegas) que passo a citar: tirei o curso do Magistério Primário já com três anos- de 1975 a 1978, tenho 57 anos (faço 58 em dezembro) e 34 anos de serviço. Acontece que só consegui colocação no ano letivo de 1980/81 (apesar de ter concorrido em 78/79 e 79/80), ano em que comecei a lecionar). Será que temos que ficar penalizados por não termos sido colocados atempadamente? Penso que seja uma questão de justiça!...
Alcina G. Sou educadora de infância e sou uma das pessoas lesadas, pois terminei o meu curso no ano de 1978 e continuo a trabalhar e concordo com tudo o que li na petição. Obrigada pela iniciativa
sandra a. força!
Maria B. Fomos os mais prejudicados pois em regime de monodocência não temos redução de carga horária à medida que avançamos na idade cronológica e de serviço, ao contrário dos colegas de 2º ciclo,secundário e universitário. Nós se nos reformávamos mais cedo é porque trabalhávamos mais.
Margarida L. Completamente de acordo. Eu sai
Catarina B. Tratando-se de uma questão que afeta de tal forma uma classe profissional inteira, considero muito triste ver que é necessária uma petição para tentar pôr em discussão a idade da reforma de docentes que trabalham já há 35 anos e de quem se espera pelo menos mais 10 anos de trabalho. Espero que esta petição seja vista e apoiada pela esposa ou esposo de alguém do Governo, pois vejo poucas outras formas de chamar a atenção - o que é uma constatação ainda mais triste. O Império Romano ruiu há muito tempo, mas os princípios nefastos continuam os mesmos, infelizmente.
António R. A petição deverá incluir os docentes que, nestas mesmas condições, foram «empurrados», em 2012, para a aposentação antecipada, com penalização, por sentirem, no dia a dia, os mesmos problemas aqui argumentados.
Maria F. A maioria dos professores que conheço, incluindo eu, que terminaram o curso em 1978 e 1979 já não se encontram, na sua larga maioria, em condições físicas, mentais e psicológicas para acompanharem as exigências do ensino das atuais gerações de crianças. Fazem um esforço enorme diário e esgotam-se física e emocionalmente. Ao mesmo tempo há uma enorme quantidade de novos porfessores, cheios de energia e novas ideias e capacidades para educarem as novas gerações e que estão impedidos de trabalhar por não haver vagas nas escolas. Incompreensível!
Maria F. Sendo professora do Ensino Secundário , expresso o meu acordo e solidaredade com os docentes do Pré-escolar e primeiro ciclo abrangidos pela situação de injustiça nas condições de aposentação
Gonçalo M. É inaceitável ter de trabalhar mais 10 anos que o meu colega anteriormente aposentado e vir a trabalhar 46 anos.
Maria L. Deveria abranger pessoas que começaram a trabalhar pelo menos até 83/84
Maria P. Concordo plenamente. Estamos de facto duplamente penalizados por esta legislação em vigor.
José C. Faça-se justiça!
Maria M. Concordo com a petição

Assinaram a petição
5 405 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição