Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Equiparação da Licenciatura em Solicitadoria à Licenciatura em Direito para efeitos de admissão à função pública., para Governo e Assembleia da República

Nome Comentário
Elisa G. Em bom rigor, a licenciatura em solicitadoria tem uma vertente mais prática que a licenciatura em Direito, como tal não se limita ao conhecimento, mas também á aplicabilidade das matérias lecionadas.
Michelle G. tirei o curso de solicitadoria para estar no desemprego porque todo tipo de oferta de emprego pedem licenciatura em direito
Tânia M. Acho que seria um mais valia para os licenciados, visto que se têm um curso superior com disciplinas equiparadas, esta junção faria todo sentido.
Carlos N. Bem Fundamentada a Proposta, pelo que deve merecer o maior apoio e suporte!Parabéns pela Iniciativa.
Patrícia F. Concordo com esta petição, uma vez que esta licenciatura é baseada em cadeiras de direito.
Elsa S. LABOR IMPROBUS OMNIA VINCIT!
José G. Sou funcionário público e espero que o curso me dê continuidade na carreira. Não faço intenções de abandonar a carreira de quase 2 décadas por não ser compatível com o mesmo curso. Concordo em pleno com a petição.
Isabel A. Concordo com esta petição, uma vez que, é necessário aproximar de forma rapida e profissionais todos os solcitadores, mas tambem deveria ter em atenção este e outros casos, porque para ser solicitador temos de estudar tanto como um médico, ja que para sermos agentes de execuão devemos ter 3 anos de carreira efectiva + exame pelo que não facilita na vida profissional um solicitador que pretende atingir os seus objectivos.
Sónia P. Esta petição faz todo o sentido, tendo em conta a existência de muitos casos, incluindo o meu, de funcionários públicos que se licenciam em solicitadoria, que em termos práticos na função pública não se diferencia da licenciatura em direito, e que por limitação dos critérios de seleção não podem concorrer como técnicos superiores. Tendo de abdicar da carreira (e dos anos que se dispenderam a trabalhar por ela) e a progressão na mesma para poder exercer, a título independente, a formação tirada, cuja representaria um benefício para um melhor funcionamento dos serviços públicos. Para além disto, ainda há que realçar que se esta petição for aceite, passa a existir um encorajamento para a formação especializada e, consequentemente, melhoria dos quadros técnicos da função pública. Afinal de contas o curso de solicitadoria passou a ser uma licenciatura, e não mais é um bacharelato, pelo que deve ser vista como uma área tão competente como a do direito para exercer serviços jurídicos. Qual é a vantagem de abdicar dos "já" funcionários públicos com a devida formação, para recrutar candidatos externos?
Sara L. Como defensores da Justiça temos temos de admitir que somos dos mais injustiçados.
Nelson V. Já fui eliminado duas a três vezes de concursos públicos com esse fundamento. É uma injustiça. Solicitadores são tão competentes quanto os Advogados.
Maria Q. perfeitamente de acordo
Luís M. O programa curricular de Solicitadoria na ESTG, habilita de forma competente o exercício de qualquer cargo na funç
Manuel M. Trata-se de fazer parte da àrea de Direito
César M. Igualdade de Direitos para todos
Maria S. Concordo plenamente
Gilberto R. Um curso de solicitadoria é em suma um curso de direito com maior incidência nas matérias cíveis e menor na área penal e contra-ordenacional. Posto isto, para determinados concursos administrativos e outros, deverá estar a par da licenciatura de direito.
César S. Não faz qualquer sentido a distinção que existe actualmente, concordo plenamente.
Maria M. A procura por uma Cidadania justa, socialmente correcta e igual perante os cidadãos...
António C. O Curso de Solicitadoria é um curso da área das ciências jurídicas.

Assinaram a petição
2 780 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição