Petição sobre o desperdício alimentar

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Um grupo de alunos da Escola Secundária de Valongo concebeu esta petição com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar a nível nacional, tentando também servir de exemplo para outros países.

Hoje em dia é cada vez maior a importância de reduzir o desperdício alimentar quer por questões de justiça social, quer de sustentabilidade do nosso planeta; perante os seguintes estes valores:

- Anualmente, 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, o suficiente para acabar com a fome a nível mundial.
- Em Portugal, todos os dias, desperdiçam-se 50 mil refeições diárias.

Sugerimos que o governo tome medidas à semelhança da lei italiana:
- Para mini mercados locais com uma área inferior a 500m2 e, que não ultrapassem um determinado limite de comida desperdiçada, é defensável a atribuição de prémios com o objetivo de incentivar a redução da quantidade de alimentos desperdiçados.

- No que toca a supermercados e superfícies de retalho, com uma área superior a 1000m2, sugerimos a aplicação de coimas assim que os limites estabelecidos de desperdício alimentar sejam ultrapassados.
- Defendemos também a elaboração de normas que obriguem estas superfícies a assinarem contratos de fornecimento alimentar com instituições de solidariedade.

Com medidas semelhantes às acima citadas, acreditamos que poderá haver um acentuado decréscimo do desperdício alimentar e, um consequente impacto positivo a nível económico, social e dos já desgastados recursos naturais.

Esta petição foi criada em 04 julho 2016