Incentivo à aquisição de veículos elétricos de duas rodas

Para: Presidente da Assembleia Républica

Exm.a Senhora Presidente da Assembleia da República,

Os veículos elétricos de duas rodas apresentam-se como a nova tendência no que diz respeito à mobilidade nos grandes centros urbanos. Quem adquire uma scooter ou bicicleta elétrica pretende evitar os altos preços dos combustíveis, obter maior mobilidade nas cidades congestionadas com trânsito, e ao mesmo tempo ajudar o ambiente.

As vantagens económicas, sociais e ambientais deste tipo de veículos são claras, e os benefícios da sua utilização ultrapassam a esfera individual de cada pessoa.

A sociedade como um todo vai beneficiar com a existência de mais veículos elétricos a circular nas nossas estradas, em substituição dos transportes “tradicionais” movidos a combustível.

O valor acrescentado entregue à sociedade é evidente, e por isso deverá ser reconhecido pelo Estado, através da existência de um regime de incentivos à aquisição de veículos elétricos de duas rodas.

A seguir identificamos alguns pontos que suportam a importância do reconhecimento do veículo elétrico de duas rodas em termos de valor acrescentado para o país:

- A energia elétrica é bastante mais barata que os combustíveis, o que permite obter poupanças consideráveis, com impacto direto no rendimento disponível das pessoas e empresas (exemplo: uma scooter elétrica gasta cerca de 0,50 € por cada 100 km percorridos);

- O aumento de rendimento disponível dá origem a mais poupança, mais investimento e/ou mais consumo. Estas variáveis são fundamentais para o crescimento de uma economia e elevar a qualidade de vida das pessoas;

- Permitem reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis;

- Promovem uma política energética mais eficiente, apoiada em fontes renováveis;

- Ajudam a reduzir o tráfego nos grandes centros urbanos;

- Promovem ainda uma otimização da utilização do espaço público;

- Permitem viagens mais rápidas, com claras poupanças nos tempos de viagem, aumentando o tempo disponível das pessoas para o trabalho ou lazer;

- São veículos com "Zero" emissões de CO2;

- O seu ruído é quase nulo.

De forma resumida, podemos afirmar que os veículos elétricos de duas rodas elevam o bem estar das pessoas, aumentam a produtividade e rendimento disponível, ajudam o ambiente, e contribuem para a qualidade de vida das gerações futuras.

Neste contexto, o "scooters-eletricas.com" entende promover uma petição pública, numa fase em que os incentivos para os automóveis elétricos já foram considerados na elaboração do orçamento de Estado, pretendendo-se o mesmo tratamento para os veículos elétricos de duas rodas.

A título de exemplo, destacamos o exemplo do governo espanhol sobre esta matéria, com o Plano PIMA AIRE 2, que prevê um incentivo de 500 a 600 euros para motociclos elétricos, de 300 a 350 euros para os ciclomotores elétricos e 200 euros para as bicicletas elétricas.

O "scooters-eletricas.com" apela à assinatura da petição a favor da existência de incentivos na aquisição de veículos elétricos de duas rodas.

O "scooters-eletricas.com" compromete-se a divulgar e a enviar as assinaturas desta petição à Assembleia da República, com o objetivo de gerar discussão desta matéria entre os vários grupos parlamentares.

Face ao exposto, as cidadãs e os cidadãos abaixo assinados vêm pedir à Assembleia da República o seguinte:

Que aprove e implemente uma Lei de Incentivos à Aquisição de Veículos elétricos de duas rodas.

Esta petição foi criada em 31 Outubro 2013