Petição aos portugueses (por uma democracia plural)

Para: Cidadãos Portugueses

Vimos por este meio pedir aos cidadãos portugueses, eleitores, que não votem em nenhum dos grandes partidos que têm formado governos. A abstenção não basta. É preciso acabar com a democracia bipolar.

Não será desmedido afirmar que ninguém acredita por completo em todas as medidas de um determinado partido. Alguns não se revêm em nenhuma e há já quem não acredite sequer em democracia. Prova disso é que os anteriores governos foram eleitos com pouco mais de um milhão de votos, num país com dez milhões de habitantes.

Como se não bastasse serem feitos em cima do joelho, os programas políticos dos partidos não são executados porque hoje o poder não reside de facto na política. Os banqueiros dominam a vida política da maior parte dos países. É da banca pública e privada que saem muitos dos políticos, ministros e deputados destacados pelos meios de comunicação de massas. Muitas vezes os administradores, e accionistas desses órgãos e corporações de comunicação também pertencem às maiores forças do poder da esfera política. É nestas empresas que se asilam muitos ex-políticos.

Mas se é em democracia que vivemos, é pertinente pensar na possibilidade de dar um voto a uma força política minoritária (mesmo que compreenda medidas ridicularizadas pelos meios de comunicação). Há que enfrentar o ridículo e agir de outra forma, sem receio.

Quarenta anos de benefício da dúvida não servem de elogio à nossa inteligência. A população portuguesa tem pensamento crítico e consegue fazer uso dessa virtude, aplicando-a aos seus actos políticos.

Esta petição serve para pedir que o leitor, dentro das suas convicções, coloque um voto no pluralismo, ainda que não concorde com todas as propostas do partido no qual deposita o voto.
Não existem votos "úteis" dentro da actual "democracia", mas também não existem votos "inúteis".

Três razões para votar em forças minoritárias, mesmo nas que ainda não tenham assento parlamentar.

1) A democracia é mais rica quando é plural, quanto mais vozes tem no parlamento.

2) A democracia é mais sensata quando os deputados são obrigados a ouvir os seus colegas.

3) A democracia funciona melhor quando os deputados podem fazer uso do seu voto individualmente.

Se metade dos eleitores e metade dos que se abstêm votarem nos partidos sem assento parlamentar, os actuais partidos (PSD, PS, BE, CDS, CDU, PEV) ficariam reduzidos a 1/3 do Parlamento.

Em suma: chega de castigar um partido beneficiando apenas um outro para manter um país doente.

Esta petição foi criada em 07 junho 2013