Petição Alentejo a Região Autónoma

Para: Assembleia da República

A única forma que resta ao ostracizado Alentejo de impedir que se torne num deserto efectivo é tornando-se numa região com um governo autónomo que possa defender os interesses desta vasta e vastamente ignorada região.

Uma região de constante desinvestimento e vítima de medidas que potenciam a desertificação, o parco acesso à educação e aos serviços básicos de saúde.

O Alentejo tem o dever de salvaguardar o direito dos alentejanos à igualdade de oportunidades em relação aos demais cidadãos, evitando assim que se tornem num cidadão de segunda e num cidadão a prazo.

O Alentejo e os alentejanos têm uma cultura e costumes próprios que urgem ser preservados. O seu folclore no sentido lato é rico tanto em genuidade quanto em valor etnográfico.

Contudo, a única forma de preservar a personalidade deste alentejo é preservando as suas populações com políticas que vão de encontro aos seus interesses e aos da região, evitando a constante fuga destas pessoas para os grandes meios urbanos, já de si sobrepopulados.

Somos pela Autonomia desta região que, pela sua história, foi fundamental no delineamento das fronteiras nacionais e se vê hoje à margem de um Portugal excessivamente litoralizado.

Não seremos por demais ostracizados. Se os nossos interesses não são correspondidos e as nossas aspirações tão pouco escutadas, na Autonomia lutaremos para que seja diferente mas, acima de tudo, lutaremos por ser iguais.

Esta petição foi criada em 12 julho 2010