Petição O VOTO ELECTRÓNICO

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Temos assistido nos anos mais recentes da Democracia a uma crescente abstenção dos cidadãos Portugueses da vida Política portuguesa com números que chegam a atingir os 60%.

Cada um terá por certo a sua razão.

À semelhança do que já acontece noutros países, nesta Petição propomos a utilização do Voto Electrónico utilizando o Chip do Cartão de Cidadão de cada um, e que poderia pautar já, sendo o CC garantido a todos em tempo útil, a eleição do próximo Presidente da República em 2011.

Nas urnas electrónicas será impresso um “Recibo” que confirmará a escolha feita pelo votante e registada uma confirmação de voto daquele eleitor no sistema central, por forma a impedir o voto múltiplo, mantendo o carácter secreto.

Neste sentido, qualquer eleitor poderá votar, independentemente do local onde esteja recenseado, em Portugal ou em qualquer comunidade Portuguesa credenciada, que disponha deste mecanismo de voto.

O mecanismo será periódica e rigorosamente auditado.

Assim, estaremos a dar um contributo para potencialmente, baixar de forma relevante a abstenção em Portugal.

Mais ainda, estaremos, considerando o longo prazo, a baixar os custos administrativos com as eleições, num país que se deve preocupar cada vez mais com a eficiência.

Esta petição foi criada em 24 maio 2010