A mania das grandezas dos pequeninos

Para: Assembleia da República, Ministro do Ambiente e da transição energética, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e Presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo

Conhecem o projeto que vai acontecer em Algés de Novembro a Janeiro.
O maior parque de Natal da Europa?
Forçar o ambiente ao lazer ao capricho da ideia comercial de Natal. Gastar milhões de euros e kilowatts de energia para uma brincadeira sem sentido cultural, pedagógico ou social. Numa altura em que as preocupações são poupar recursos e consciencializar.
Como é possível? Com argumentos falaciosos dizer que um parque que vai ter 45 dias de neve à beira rio em Lisboa (latitude 38º), servirá para a sensibilização da preservação do Ártico...
Quantos kW significarão os 6 milhões de investimento?
“É um espaço com tecnologia finlandesa de produção e construção de neve e gelo, nunca antes usada em Portugal”, explica João Godinho, um dos responsáveis pela concretização deste parque temático. “Vamos tentar transformar cada participante num apaixonado pelo Árctico, que é uma região que está a ser muito afectada pelas alterações climáticas, razão por que tentamos explorar essa questão na nossa exposição. Por isso é que se chama o Palácio dos Guardiões da Neve, porque queremos que as pessoas saiam com vontade de preservar e manter esse ecossistema.”
Como é que com um ambiente artificial só para satisfazer brincadeira e ambições megalomanas de caprichosos negociantes, pode ser aprovado, e ainda ser apresentado como projeto de sensibilização para as alterações climáticas.
Não pode acontecer, deve ser transformado em atividades de estima e consciencialização das adaptações que cada um de nós deve fazer aos tempos de transição de hábitos e consumos e respeito pelo meio ambiente e pelos ecossistemas de cada local.

Esta petição foi criada em 06 outubro 2019