É hora de apoiar os portugueses do Reino Unido

Para: Primeiro-Ministro de Portugal

Exmo Dr António Costa
Primeiro-Ministro de Portugal

Acabámos de passar o 29 de Março de 2019, a data em que o Reino Unido teria saído da União Europeia, e os portugueses no Reino Unido continuam a esperar meses para conseguirem renovar os seus documentos nos consulados de Londres e Manchester. O governo português sabe há anos que o Brexit ia acontecer nesta data. O governo português sabe que é essencial que os portugueses tenham o Passaporte e o Cartão de Cidadão atualizados para poderem requerer o Estatuto de Residente no Reino Unido (UK Settled Status). E apesar disso, os recursos dos consulados de Portugal no Reino Unido continuam insuficientes.

Temos o direito de sermos tratados com respeito. Temos o direito de não termos de esperar meses para obtermos os documentos que precisamos para podermos continuar a viver no país que nos acolheu quando tivemos de emigrar para assegurar uma vida melhor. Temos o direito de poder fazer uma marcação sem termos de passar horas, dias, semanas, a tentar obter uma vaga numa aplicação informática que não funciona para nós. Temos o direito de podermos tratar dos nossos assuntos no Reino Unido, e não termos de gastar tempo e dinheiro para ir a Lisboa ou ao Porto tratar do que devia ser tratado perto do sítio onde vivemos. Temos direito a ter orgulho dos nosso serviços consulares. Temos o direito a sermos tratados como os outros portugueses.

O abaixo-assinados exigem o reforço urgente dos meios humanos e técnicos dos consulados de Londres e Manchester e o reforço das permanências consulares para responder à situação única em que vivemos.

Queremos sentir que Portugal nos apoia quando mais precisamos.

Esta petição foi criada em 06 abril 2019