Petição para salvar a Sede/Edifício da Associação Convívio

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança

Em nome dos cidadãos, portugueses ou estrangeiros, vimaranenses de berço ou de coração, artistas de todas as áreas e partes do mundo, formadores e alunos, associados e amigos do Convívio, vimos por este meio solicitar a Vª Exª que, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, exerça todos os esforços possíveis ao alcance da Câmara Municipal no sentido de assegurar que a sede da Associação Convívio não seja vendida, para que o edifício possa continuar a ser o local de encontro e partilha cultural que muito contribuiu (e continua a contribuir) para o crescimento artístico e criativo de Guimarães. Largas centenas de pessoas têm contribuído de forma abnegada ao longo de várias décadas, dando algo de si para algo que é maior que todos nós. Milhares de pessoas usufruem há décadas desses contributos de "cidadãos" - na verdadeira acepção da palavra "cidadania" - associados desta associação cultural. Não podemos perder este espaço físico. Não devemos permiti-lo. Porque o Convivio até pode mudar de instalações e continuar a ser uma instituição fundamental - sê-lo-á sempre, certamente - mas este espaço é icónico no nosso centro histórico. É uma memória colectiva que não merece este ataque, não merece esta desconsideração. O Convívio - enquanto associação - não merece isto que está a acontecer. Nem os vimaranenses. Existem espaços que, pela sua contribuição cívica e cultural, deveriam ser considerados património, e a sede da Associação Convívio é um deles. É uma casa que continua a formar gerações na cultura, na educação (de cidadãos, público e de artistas), na amizade e no amor pela arte, pela cidade e pelos seus. Abriu horizontes, foi (e é) pioneiro em tanta coisa. O Convívio merece uma sede digna. Esta sede. Guimarães não pode perder esta mais-valia que nos enriquece como poucas e que tanto faz por todos (mesmo por aqueles que não conhecem nem frequentam a Associação Convívio).

Em nome de todos, agradeço a Vª melhor atenção a esta petição.

Esta petição foi criada em 09 novembro 2018