Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela defesa da Reserva Natural do Estuário do Sado

Para: Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exmos. Senhor@s Deputad@s:

A Reserva Natural do Estuário do Sado ocupa uma área total de 23.160 hectares, e foi criada pelo Decreto-Lei nº 430/80, de 1 de Outubro, visando fundamentalmente assegurar a manutenção da vocação natural do estuário, o desenvolvimento de atividades compatíveis com o equilíbrio do ecossistema estuarino, a correcta exploração dos recursos, a defesa de valores de ordem cultural ou científica, bem como a promoção do recreio ao ar livre.

Tem um reconhecível valor científico que ultrapassa as fronteiras do nosso país, tendo sido classificada internacionalmente como Zona de Proteção Especial para as Aves (PTZPE0011 - Estuário do Sado) ao abrigo da Diretiva 79/409/CEE (revogada pela Diretiva 2009/147/CE - Diretiva Aves), PTCON0011 - Sítio Estuário do Sado ao abrigo da Diretiva 92/43/CEE (Diretiva Habitats), Sítio Ramsar, ao abrigo da Convenção de Ramsar, como Área Importante para as Aves Europeias (designação da Comissão Europeia), e Biótopo CORINE (C14100013), ao abrigo do programa CORINE 85/338/CEE. [fonte: ICNF]

O estuário é local de nidificação e invernada para numerosas aves (cerca de 220 espécies) e acolhe uma população de roazes-corvineiros, sendo esta a única população residente de cetáceos que em Portugal utiliza um estuário como área de alimentação e reprodução – detendo assim uma inegável importância ictiológica, servindo de maternidade para várias espécies de peixes e outras espécies marítimas.

Este ecossistema, maravilhoso e único, encontra-se em risco: com as obras de dragagem para alargamento e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Setúbal, para permitir a circulação de navios de maior calado, prevê-se o deslocamento de 6 500 000 de metros cúbicos de areia do leito do rio, colocando a Reserva Natural do Estuário do Sado, e toda a sua fauna e flora, em perigo.

Nós, setubalenses que amamos o rio e a nossa cidade, cidadãos portugueses que amamos e protegemos a beleza natural do nosso país, vimos pedir que travem esta intervenção no rio Sado, em defesa uma Reserva Natural que se quer protegida.

Porque se esta dragagem acontecer, no final não vai sobrar nada.


(A autora desta petição não tem qualquer filiação partidária nem interesses sobre qualquer negocio, movendo-a apenas a protecção e preservação do rio, da serra e da cidade onde cresceu e foi feliz)

Foto: © Carlos M. Santos



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11.852 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.