Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Fogos Algarve 2018

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Presidente da República; Bombeiros Voluntários; Administração Interna; Forças policiais

Olá a todos,

No passado dia 9 de Agosto, enviei para o Gabinete do Presidência da República o texto em baixo, a manifestar o meu total desagrado e com uma proposta para que os incêndios sejam pensados de uma vez por todas e não fluam de ano para ano sem que nada seja feito.

Gostaria que com a ajuda de todos, conseguíssemos chegar à Assembleia da República e questionar sobre o que irá ser feito em termos de medidas para prevenção futura, o que foi feito até então para que não se repita o que aconteceu o ano passado, onde morreram mais de 100 pessoas de forma totalmente impune.

Aqui fica o meu e-mail e que espero que o mesmo consiga prosseguir o seu caminho até à Assembleia.

Exmo. Presidente da República,

Venho por este meio manifestar a minha total indignação pelo que se está a passar em Portugal devido aos incêndios. O ano passado morreram mais de 100 pessoas num incêndio como poucos que já aconteceram na história de Portugal. Eu manifestei-me juntamente com várias pessoas na Praça do Comércio com o objectivo deste ano a situação melhorar. Morreram mais de 100 pessoas. Eu estive lá com os familiares de algumas das vítimas. Senti a sua tristeza e total impotência por algo que não escolheram, por algo que infelizmente não puderam controlar. Os seus familiares já não se encontram entre nós, mas creio que a memória deles e desse dia deveria ficar na nossa história como algo que deveria ser pensado para não mais se repetir.

Isto não foi pensado de um ano para o outro. As alterações climatéricas existem e não podemos fechar os olhos a isso. De um ano para o outro houve mais do que tempo suficiente para serem criadas infraestruturas para esta calamidade que são os fogos em Portugal.

Pergunto que acções foram tomadas este ano 2018 para que os fogos fossem minimizados? Gostaria de obter essa informação, afinal sou parte do estado Português, trabalho para ver as coisas resolvidas e não para ver calamidades e assistir à impotência de não poder fazer nada quando isto acontece.

Eu sugeria o seguinte:
- Falar com pessoas especialistas na área das florestas e protecção ambiental, definir com elas quais as melhores árvores que existem para o nosso tempo, replantação de árvores nas zonas com maior probabilidade de serem afectadas
- Meios de suporte a incêndios - Fazer uma estimativa de acordo com estudos pedidos a consultoras com que já trabalham, do tipo e número de recursos, tendo como base as últimas estatísticas devido ao número de incêndios.
- Enaltecer e profissionalizar os Bombeiros. Os Bombeiros são os verdadeiros Heróis desta calamidade. Neste momento dado o número de fogos existentes todos os anos considero que a função de Bombeiro deverá ser promovida a profissão.
- Penas pesadas por pessoas que ateiam fogos assim como empresas que em casos anteriores contribuíram de forma criminosa para que os mesmos acontecessem
- Limpeza de Terrenos meses antes da altura crítica
- Linha de apoio ao incêndios com profissionais formados para atender este tipo de situações. Já basta os bombeiros irem combater os fogos, não podem atender chamadas, apagar os fogos etc. Deverá ser criada uma linha de apoio, tal como por exemplo na saúde já existe a linha saúde 24.
- Promover acções junto da população antes da época crítica de como proceder em caso de incêndio, de como tratar o terreno de forma a não propragar o mesmo, com todos os contactos necessários.
- Promover globalmente acções que promovam comportamentos de ajuda ao aquecimento global pois tal como se pode constatar o tempo vai continuar a não ajudar no que toca a matéria de incêndios.

Gostaria muito que o meu país vivesse à luz do bom senso, com pessoas comprometidas em zelarem pelo bem supremo das nossas florestas.

Agradeço a participação de todos no apoio a esta causa.

Grata



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
16 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.