Petição pelo direito ao descanso

Para: Exmo. Sr. Presidente da República ; Câmara municipal de Lisboa ; Agência Portuguesa do ambiente ; Autoridade Nacional de Aviação Civil

O turismo tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, o que é sem dúvida bom para o país, principalmente a nível económico e na criação de novos postos de trabalho.
Com este aumento de visitantes no nosso país, aumentam consequentemente os voos a sobrevoar a nossa cidade.
Nos últimos 3 anos tem sido muito difícil descansar nas habitações sitas em Lisboa, principalmente no chamado corredor de acesso ao aeroporto, nos voos vindos de sul, que são cerca de 70%.
O único período em que os aviões não sobrevoam as nossas casas é entre as 2h e as 5h da noite, horário este que quase nunca é respeitado! Durante o dia e mais durante a noite, até as 2h da noite, chegam a sobrevoar Lisboa aviões a cada 2 minutos.
A minha questão a V. Exas. é se acham que o direito ao descanso é cumprido. Ultimamente tem havido a necessidade de desviar aeronaves para o aeroporto de Beja, tal a falta de espaço e organização logística para acolher tantos aviões.
Não seria interessante pensar a sério no novo aeroporto deslocado da cidade, como quase todas as capitais mundiais?
Construir um comboio de superfície na ponte Vasco da Gama para ligar os "turistas" à capital?
Já foi feito algum estudo sobre o impacto do não descanso dos lisboetas e também da poluição resultante de tanto tráfego aéreo na nossa cidade?
Peço-lhes por favor que tenham em conta esta situação crescente.
Não há vidros duplos nem mesmo triplos ou classificações energéticas de nível A que nos valham.
É cada vez mais difícil e suportável viver em Lisboa.
Devia ser preocupante!
Antecipadamente grato pela atenção.
Cumprimentos.
Miguel Calçada