Retirem das vacinas brasileiras o conservante timerosal, já eliminado em países desenvolvidos

Para: ANVISA, Ministério da Saúde

A: ANVISA e Ministério da Saúde,

Países desenvolvidos como Estados Unidos e Austrália já dispõem de vacinas formuladas sem o conservante timerosal (que contém 50% de mercúrio) [1,2].

Entretanto, estão em uso no Brasil, ao menos cinco vacinas — Sanofi-Pasteur: Vacinas contra Difteria, Caxumba, Tétano, Hepatite B (Euvax B®), Influenza (Vaxigrip®), Poliomielite (Tetraxim®). GSK: Vacina contra Influenza® [3] — que continuam a ser formuladas com timerosal, que tem potencial neurotóxico em crianças, conforme indicam diversos estudos científicos [4 a 6].

Nós, cidadãos abaixo-assinados, solicitamos o empenho da ANVISA e do Ministério da Saúde em eliminar do sistema de saúde brasileiro vacinas contendo timerosal, a exemplo do que já está sendo feito nas nações do hemisfério norte.

Referências:

[1] https://www.fda.gov/biologicsbloodvaccines/safetyavailability/vaccinesafety/ucm096228

[2] http://www.ncirs.edu.au/assets/provider_resources/fact-sheets/thiomersal-fact-sheet.pdf

[3] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4008084/

[4] https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2210600615000647?via%3Dihub

[5] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4199012/

[6] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4215490/