Fonte Tabuleiro na Rotunda em Tomar

Para: Câmara Municipal de Tomar, Juntas de Freguesias de Tomar, Assembleia Municipal de Tomar

Desde tempos imemoriais que Tomar tem a sua máxima expressão cultural ligada às suas memórias, aos seus monumentos, à sua localização e ao seu Rio, fonte de vida.

É na Festa dos Tabuleiros que, principalmente desde os anos 50, Tomar se mostra em todo o esplendor. Transporta a Primavera, o fruto do seu trabalho e o suor das suas gentes às ruas da cidade espalhando flores e a jovialidade dos vestidos alvos, traçados por fita colorida, no sorriso das moças e dos rapazes da terra.

Na Festa de 1968 ou 70 por iniciativa da Comissão desse ano foi construída na Rotunda principal e única da cidade, em material de carácter precário, uma "Fonte Luminosa" que incorporava, na sua construção, a quase totalidade dos elementos iconográficos ligados à Festa dos Tabuleiros.

Os peticionários, subscritores desta proposta, vêm pedir às autoridades locais que possam estudar e vir a construir, um monumento em tudo idêntico ao que então foi construído, mas agora com materiais de longa duração.

Pretendem assim os subscritores desta petição, homenagear todos os que se envolvem na Festa Maior do Concelho de Tomar, dar maior relevo e projecção à "Rotunda" tornando-a num convite aos passantes ao conhecimento da cultura local e manter presente e pujante o Espírito Grande da Festa dos Tabuleiros.

Esta petição foi criada em 06 junho 2018